EQUIPES FECIFEMA 2011



EQUIPE 1: CIÊNCIATIVA     1° ANO D
TEMA DO PROJETO: BENEFICIAMENTO DO COURO
PROFESSORA COORDENADORA: MIKAELLE MENDES
COMPONENTES:
MARIA GEANE COSTA AVILA
LUCAS GOMES PINTO
ALEX MARQUES SANTOS
FRANCISCO JULIMAR FERREIRA FORTE
GENILDO SALES RODRIGUES
VITORIA ALVES SILVA
DANRLEY RODRIGUES SILVA

EQUIPE 2: NEW SCIENCE       2° ANO B
TEMA DO PROJETO: MINHOCAGEM
PROFESSOR COORDENADOR: JOÃO PAULO SOUSA 
COMPONENTES:
DHARA NORLYAN CAMELO CARDOSO
LEANDRO FELIX SANTOS
MARIA RAFAELA ALVES SOUSA
ADRIANA BERNARDES SOUSA
FRANCISCA VIVIANE ALMEIDA RIBEIRO
FELIPE BRAGA SILVA
ALESSANDRA DA SILVA ROCHA

EQUIPE 3: SALVANDO O MEIO AMBIENTE      3° ANO A

TEMA DO PROJETO: COBERTURA VEGETAL DO SOLO
PROFESSORA COORDENADORA:  CIRA MOTA
COMPONENTES:
WEVERTON LOPES DE MATOS ALVES
FRANCISCO RAIMUNDO SILVA JÚNIOR
JUNRLEY MARTINS NASCIMENTO
PEDRO JARDEL BARRETO SALES
SHAYONARA SOUSA FARIAS
JANE FERNANDES DA SILVA ALVES
JAQUELINE MAGALHÃES CRUZ

EQUIPE 4:   RECICLARTE          2° ANO C

TEMA DO PROJETO: RECICLAGEM
PROFESSOR COORDENADOR: EVILARDO FELIX
COMPONENTES:
MARIA JAQUELINE OLIVEIRA MATOS
MARIA SAMIRES MARTINS CASTRO
MICHELLE DE SOUSA RODRIGUES
LORENA FIRMO DE FARIAS
PATRICIA SANTOS FARIAS
MARIA ESTEFANY CORDEIRO
FRANCISCA LAIS ANDRADE FARIAS

EQUIPE 5: ESQUADRÃO DA GASTRONOMIA 2° ANO A

TEMA DO PROJETO:GASTRONOMIA COM PALMA
PROFESSOR COORDENADORFRANCISCO EDMILSON SOUSA
COMPONENTES:
FRANCISCA ELEANE SILVA SANTOS
GLEIDSON ROGER DUARTE NUNES
KILVIA TATYANA SILVA BRITO
RAYANE NUNES PEREIRA
MIRLA MARIA MESQUITA ALMEIDA
GIRLANE RODRIGUES ALBUQUERQUE

EQUIPE 6:  AGRICUBÓTICA  2° ANO C

TEMA DO PROJETO:  AGRICUBÓTICA - TECNOLOGIA AJUDANDO NA RECONSTITUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PROFESSOR COORDENADOR: MAIRAN MOTA
COMPONENTES
BRUNA ROCHA SILVA
FRANCISCA ERIDIANA RODRIGUES LOPES
ANTONIA SANIELE CARLOS MESQUITA
SILVANIA MARTINS BARBOSA
ADRIANA DUARTE CASTRO
FRANCISCO RAFAEL MAGALHAES SOUSA
PEDRO HENRIQUE FERNANDES TEIXEIRA

EQUIPE 7:  FORÇA JOVEM EM BUSCA DO CONHECIMENTO  2° ANO C

TEMA DO PROJETO:  APICULTURA
PROFESSOR COORDENADOR
COMPONENTES
ADELINO FERNANDES OLIVEIRA
VAGNER SOARES COELHO
DANILO SOUSA MARTINS
GILNETO MATOS DO NASCIMENTO
ANTONIO EUDES DA SILVA COSTA
SERGIO SOUSA OLIVEIRA

EQUIPE 8: ELECTRONS   3° ANO D
TEMA DO PROJETO: LIMÃO COMO FONTE DE ENERGIA
PROFESSOR COORDENADOR: EVALDO DUARTE TEIXEIRA
COMPONENTES:
JOSÉ ROBERTO MATOS CRUZ
JOÃO EVANGELISTA MENDES DE SOUSA
JOÃO MARCOS VIEIRA SOUSA
MÁRCIO ADRIANO C. DE MESQUITA
ANTONIO CARLOS GOMES PAULINO

EQUIPE 9: NATURAL SCIENCES      2° ANO B
TEMA DO PROJETO: REPELENTE NATURAL
PROFESSOR COORDENADOR IRISNEUMA FORTE MAGALHÃES
COMPONENTES:
CAMILA MESQUITA GONÇALVES
CRISTIANE MATOS SILVA
PEDRO ARAUJO DE OLIVEIRA NETO
MARIA JAQUELINE FORTE LEITÃO
CLEBER JOHN ALVES DE OLIVEIRA
ANTONIO DE PADUA RODRIGUES CABRAL
ANA KARINA VIEIRA MESQUITA


EQUIPE 10:   1° ANO A


TEMA DO PROJETO:
PROFESSOR COORDENADOR: EVALDO DUARTE TEIXEIRA
COMPONENTES:


BRENDA FARIAS GOMES
MAGELICIA SOUSA MESQUITA
NARA FERNANDA FREITAS UCHOA BRAGA
CARLA KAREN SOUSA UCHOA BRAGA
DARA SILVA SOUSA
ANTÔNIA JERLANE GOMES BRITO
THAIS MILENA DOS SANTOS SOUSA

EQUIPE 11:    1° ANO B
TEMA DO PROJETO:
PROFESSOR COORDENADOR: ANTONIO DUARTE 
COMPONENTES:
JOSE LEONARDO CARLOS RICARDO
ALEXANDRE SOUSA ABREU
JOCELIO COSTA ARAUJO
AMERICO MARTINS MARQUES JUNIOR
OTAVIO JARDEL SILVA BRITO
PEDRO FORTE FERNANDES
SERGIANE DOMINGOS RIBEIRO

EQUIPE 12:    1° ANO B
TEMA DO PROJETO:
PROFESSOR COORDENADOR: CARLOS AUGUSTO
COMPONENTES:
ADRIANO GOMES DOS SANTOS
JOSÉ VITOR SANTOS TOTA
ANTONIO EVANDRO SILVA COSTA
ANTONIO LEONARDO LOPES SILVA
JOSÉ COSMO PINHO BRITO
JOANA D'ARC ARAÚJO GONÇALVES
MARIA SAMILA FERREIRA DOS SANTOS

EQUIPE 13:  JOVENS PELA CIÊNCIAS 2° ANO C

TEMA DO PROJETO:   BIODIGESTOR      
PROFESSOR COORDENADOR: OLÍVIO SANTOS
COMPONENTES
MARIA GILIANE CASTRO MESQUITA
MARIA MAIARA FERREIRA GOMES
MARIA FABIANA GALDINO MATIAS
KATIANA LIMA DA CRUZ
RAIMUNDO NILSON BARROSO BRAGA JUNIOR
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PATRICIA SOUSA CRUZ
FEIRA DE CIÊNCIAS
( FECIFEMA 2011)

INTRODUÇÃO
A EEM DEP. FERNANDO MOTA, seguindo sua proposta pedagógica, através da realização da II FECIFEMA, busca incutir em nossos alunos o gosto pelo conhecimento adquirido em pesquisas e experimentações, fazendo com que o discente obtenha resultados baseados na  utilização da metodologia científica. O trabalho em grupo, o planejamento necessário para atingir um objetivo, a apresentação escrita e oral dos trabalhos desenvolvidos resultam em uma experiência de aprendizado e de que muito contribui para a formação integral dos jovens, tanto no que diz respeito ao aspecto pessoal quanto à preparação de uma carreira profissional.
Ao colocarmos o ensino experimental a serviço dos projetos curriculares educativos, motivamos os jovens alunos a exaltarem não só a criatividade, mas também as suas capacidades técnicas e intelectuais, além de aplicá-las no terreno das várias ciências da natureza.


REGULAMENTO


1. Objetivos:

·         Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento;
·         Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações;
·         Proporcionar condições que auxiliem os alunos no desenvolvimento de suas personalidades, através de práticas educativas não curriculares.
·         Integrar a Comunidade à Escola.

2. Composição das equipes:

- As equipes poderão ser formadas por alunos do 1º ao 3º ano (ensino médio).
- Os participantes deverão organizar-se em equipes compostas por alunos da mesma série e turma.
- Cada turma deverá ter no máximo três equipes.
Obs: Caso tenha mais de três projetos por turma será escolhido pela comissão os melhores.
- Cada equipe terá, no máximo 7  alunos e, no mínimo 5  alunos.
- Cada grupo elegerá, dentre seus integrantes, um aluno coordenador.
- Cada equipe poderá inscrever um único projeto.
- Após a inscrição, as equipes não receberão novos integrantes.
- Casos omissos serão analisados pela comissão.
3. Inscrição

            As inscrições deverão ser entregue entre os dias 02/05/2011 e 06/05/2011.


Os projetos serão avaliados pela equipe organizadora até o dia 03/06/2011

4. Projetos

Cada equipe deverá escolher um tema relacionado com as ciências naturais (Física, Matemática, Robótica, Química ou Biologia). A escolha do tema é de inteira responsabilidade das equipes.

Os projetos deverão ser desenvolvidos a partir de experiências concretas e deverão estar de acordo com conteúdo programático da escola.
Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.
Será proibida a exposição no estande de: organismos vivos; espécimes (ou partes) dissecados; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos ou fluídos (sangue, urina, etc.); substâncias tóxicas ou de uso controlado; colocação em marcha de motores ou similares; materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos); fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares); aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB; sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto.

5. Seleção               

A seleção será feita pela equipe de professores de ciências da natureza. Serão escolhidos 15 trabalhos.
A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 10/06/2011.

6. Execução do Projeto

Cada equipe contará com um professor orientador que programará com o grupo encontros, com uma avaliação periódica do andamento dos trabalhos.
A equipe deve ter uma agenda de registro de pesquisa
OBS: Local, data, fonte de pesquisa, orientador, colaborador.


Todas as despesas oriundas da confecção de material utilizado no trabalho serão de responsabilidade dos membros de cada equipe, isentando-se a ESCOLA dos custos de indenização de qualquer espécie;
No caso de construção de maquetes, a equipe deverá utilizar materiais ecologicamente corretos. Deve-se evitar, por exemplo, o uso de isopor, devido ao tempo que esse material demora para decompor.



7. Avaliação

“Em Construção”

Cada aluno poderá escolher três disciplinas da área em que a nota da Feira será acrescentada à média do 3º bimestre. As disciplinas serão informadas ao professor orientador no dia da Feira.

ASPECTOS CONSIDERADOS DURANTE A AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
1. Conhecimento científico;
2. Relevância social;
3. Demonstração, por meio de atividade prática da equipe;
4. Participação dos componentes da equipe;
5. Aspecto visual do trabalho;
6. Coerência entre projeto e trabalho final;
7. Organização geral (inclusive a limpeza e a organização do local da exposição).

8. Apresentação dos trabalhos

A exposição dos trabalhos para o público em geral, acontecerá nos dias 17 de junho 2011 (sexta-feira), das 16h às 19h, na quadra do colégio.
Os alunos expositores deverão montar seu estande no dia 17/06/11 no período das 8h às 12h.
No dia da exposição, os alunos deverão estar no local com 01 (uma) hora de antecedência.
Caso a equipe necessite de equipamentos do laboratório (Física, Matemática, Robótica, Química ou Biologia) poderão encaminhar requerimento para o responsável pelo laboratório.
Os equipamentos dos laboratórios deverão ser retirados no início da Feira de Ciências (17/06/11) e devolvidos ao final do evento.
Ao final das apresentações, é responsabilidade dos alunos a desmontagem, deixando o espaço limpo.
A equipe que se ausentar da exposição antes dos horários previstos, cometer atos de indisciplina ou não cumprir com as determinações dos itens prescritos terá a sua nota  diminuída pela Comissão Organizadora.
Fica a critério dos componentes da equipe solicitar informações ou empréstimo de materiais de outras instituições. Quando isso ocorrer, a equipe deverá comunicar ao professor orientador, antes de fazê-lo.

9. Premiação
  • Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar;
  • A classificação será feita pela maior nota das etapas realizadas. No caso de empate o critério de desempate será a relevância social. Persistindo o empate o critério de desempate será Empreendedorismo;
  • As decisões da Comissão de Avaliação, homologadas pelo Diretor Escolar, serão definitivas, não cabendo às equipes participantes qualquer recurso;

10. Disposições Gerais

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento.


COMISSÃO ORGANIZADORA
Diretora – Rita de Cássia.
Coordenação Pedagógica – Luciana Brandão.
Coordenadores – Neto Forte e Carlos Uchoa.
Orientação Científica –
Professores Envolvidos – Humberto Hilvio, Edimilson Sousa, Ari Coelho, Renata, Evilardo Felix,  João Filho, Vanderlan de Castro, José Carlos, Evaldo Duarte, José Dutra, Irisneuma Forte, Renata, Mikaelle Mendes, Carlos Augusto, Joao Paulo Sousa.



Ficha de Avaliação de Projeto

I FECIFEMA 2010

Avaliador: _________________________________________________________

Titulo da experiência: ________________________________________________

Equipe: ___________________________________________________________

Estudante 1: _______________________________________________________
Estudante 2: _______________________________________________________
Estudante 3: _______________________________________________________
Estudante 4: _______________________________________________________
Estudante 5: _______________________________________________________
Estudante 6: _______________________________________________________
Estudante 7: _______________________________________________________

ASPECTOS
Excel-ente
(50)
Ótimo
(40)
Bom
(30)
Regular
(20)
Fraco
(10)
Insufici-ente
(0)
Criatividade/ Inovação






Aplicação do método cientifica






Profundidade






Habilidades






Relatório (conteúdo, apresentação, clareza)






Apresentação oral






Trabalho em equipe







CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Excel-ente
(50)
Ótimo
(40)
Bom
(30)
Regular
(20)
Fraco
(10)
Insufici-ente
(0)
Relevância social






Empreendedorismo










  
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Criatividade e inovação
  • Uma pesquisa criativa deve sustentar uma investigação e propor uma resposta original a questão levantada.
  • Uma contribuição criativa apresenta um método eficiente e confiável de resolver um problema. É importante ressaltar a diferença entre a simples utilização de equipamentos e o uso de equipamentos para resolver um problema de forma criativa.
  • O projeto é original e demonstra criatividade na questão que levanta? A solução é criativa? A análise ou interpretação dos dados é criativa? O uso do equipamento foi criativo? Foi construído um equipamento novo?

2. O Método científico
  • A definição do problema está clara e sem ambigüidade?
  • A hipótese está bem definida?
  • O problema foi bem delimitado para poder conduzir a uma solução possível.
  • Houve um planejamento para chegar à solução?
  • As variáveis foram bem identificadas e definidas? No caso da necessidade de pontos de controle, o estudante os identificou e aplicou corretamente?
  • Os dados levantados são suficientes para sustentar as conclusões?
  • O estudante reconhece as limitações dos dados?
  • O estudante compreende a ligação do projeto com pesquisas similares?
  • O estudante identificou como pode ser continuada a pesquisa?
  • O estudante apresentou uma bibliografia científica ou popular?

3. Profundidade
  • A meta foi concluída dentro do escopo originalmente previsto?
  • Qual é o grau de resolução do problema?
  • As conclusões se baseiam em um único experimento ou vários?
  • As anotações são completas? Quanto?
  • O estudante conhece as outras soluções ou teorias?
  • O estudante tem conhecimento de publicações científicas no assunto?


4. Habilidades
  • O estudante é qualificado para utilizar o equipamento, o laboratório, o sistema computacional para coleta de dados?
  • Em que local o projeto foi executado? (residência, escola, laboratório, etc.)
  • O estudante teve ajuda de parentes, professores, cientistas ou engenheiros?
  • O projeto foi executado sob a supervisão de um adulto ou o estudante trabalhou na maior parte do tempo sozinho?
  • O equipamento utilizado foi construído pelo estudante? Foi emprestado? Alugado? Fica num laboratório onde o estudante trabalhou?
5. Clareza
  • O estudante apresenta com clareza o projeto, o objetivo, o procedimento utilizado e as conclusões?
  • O material escrito reflete o conhecimento do estudante sobre a pesquisa?
  • As fases do projeto são apresentadas de maneira organizada e ordenada?
  • Os dados estão claros?
  • Os resultados estão claros?
  • O painel de apresentação do projeto explica bem a pesquisa?
  • O estudante obteve ajuda de outros na preparação da apresentação do trabalho?


6. Apresentação oral
  • A apresentação oral foi clara?
  • O estudante usou termos científicos e populares na apresentação do trabalho?
  • O estudante apresenta uma boa postura ao se pronunciar?



7. Trabalhos em grupo
  • As tarefas e contribuições dos membros da equipe estão claras? · Todos participaram do projeto e entendem os diferentes aspectos?
  • O trabalho final reflete o trabalho e a cooperação de todos?
  • Há mais de 3 estudantes que participaram do projeto?
  • A pesquisa reflete o trabalho apenas dos 2 ou 3 estudantes inscritos?

BANNER

APRESENTAÇÃO DO BANNER/PLOTAGEM (0,90m X 1,20m)

TÍTULO - Deve ser curto e simples, e, ao mesmo tempo, deve chamar a atenção para o objeto de estudo do projeto.
AUTOR(ES) - Nome do(s) autor(es)do trabalho.
ORIENTADOR - Nome do orientador (e co-orientador, se houver).
RESUMO - Faça um pequeno descritivo das etapas executadas do trabalho (um parágrafo único e em espaço simples).
INTRODUÇÃO - É indispensável que fique bem definido o que você buscou e encontrou na literatura registrada sobre o assunto escolhido (Apresentação). Deixe bem evidenciados os objetivos que você propôs alcançar realizando este trabalho. Se as suas idéias partiram de um problema definido, para a resolução do qual você propôs uma solução por hipótese, apresente-o com clareza.
Apresente os motivos (Justificativas) que o levaram a interessar-se pela execução desse trabalho, expondo claramente os fatos e/ou idéias de onde partiram.
Esclareça também quais informações e conhecimentos lhe foram passados por seu orientador e pelas demais pessoas do grupo onde trabalhou. Estes dados devem ficar perfeitamente separados daqueles obtidos por você em experiências e observações (Opcional).
METODOLOGIA - Descreva minuciosamente os sujeitos, materiais, procedimentos, técnicas e instrumentos de análise utilizados na obtenção dos resultados, indicando precisamente as circunstâncias sob as quais trabalhou.
Reproduza em sua descrição a seqüência de suas ações e decisões.
RESULTADOS - Apresente claramente os resultados obtidos, quaisquer que eles sejam, mesmo que contrariem o esperado (suas hipóteses).
Se a organização dos resultados necessitar da confecção de tabelas, gráficos, figuras, fotografias ou outras formas sintéticas, coloque legendas que descrevam, de forma concisa e clara, o seu conteúdo, pois eles devem ser entendidos sem que se precise recorrer ao texto principal. Segundo as normas, as tabelas e os gráficos deverão ser numerados com algarismos romanos, e as figuras e as fotografias, com algarismos arábicos. Toda vez que você fizer uma referência a um destes elementos no corpo do trabalho, não se esqueça de indicar sua numeração corretamente.

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS - Discuta seus resultados considerando os objetivos de sua investigação e verificando se as suas hipóteses se comprovaram ou não.
Interprete-os com base no método utilizado, comparando seus resultados com outros semelhantes encontrados na bibliografia consultada.
REFERÊNCIAS - No final do trabalho, relacione os livros e os artigos lidos e utilizados, em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:
LIVROS - sobrenome do autor, por extenso, em letras maiúsculas, seguido de seu nome ou de suas iniciais; título do livro, grifado em negrito; subtítulo; local ou cidade da edição; nome da Editora (vírgula); ano de edição (ponto); e, por fim, se houver, nome da série ou coleção, entre parênteses (ponto). Quando houver mais de um autor, coloque seus nomes separados por vírgulas na ordem em que aparecem na publicação.
Exemplos:
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua X tradição gramatical. Campinas: ALB, 1997. (Coleção Leituras no Brasil).
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ARTIGOS - sobrenome do autor, por extenso, em letras maiúsculas, seguido de seu nome ou de suas iniciais (ponto); título do artigo (ponto); nome da revista em que foi publicado, grifado ou em itálico (vírgula); ano da publicação ou volume (vírgula); número da revista (vírgula); página(s) da publicação onde se encontra o artigo (vírgula); e ano ou data de sua publicação. Exemplos:
VENTURA, D.F.; MENZEL, R. A visão de cores das abelhas. Ciência Hoje, v. 12, no 67, p.36-45, 1991.
CANEVACCI, Massimo. A cultura dos meios de comunicação de massa e a meta-comunicação. Revista Comunicações e Artes, ano 15, no26, p.47-56, jul./dez.1991.

PLANO DE PESQUISA



ITENS BÁSICOS DO RESUMO DO PROJETO

Trabalho digitado, contendo no máximo 700 palavras, com letra tipo Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento justificado e todas as margens com 2,5cm, folha tamanho A4, seguindo a seqüência abaixo:

1. Título do trabalho;
2. Enunciado do problema;
3. Descrição da experiência (como foi desenvolvida, objetivos, etc.);
4. Evidenciação dos resultados (gráficos/tabelas);
5. Discussão dos resultados;
6. Conclusões e recomendações;
7. Referências bibliográficas;
8. Anexos, se houver.
Quanto ao método científico lembrar que:

Os professores e orientadores deverão iniciar os jovens no conhecimento e aplicação do método científico e tentar fazer com que seja utilizado em todos os projetos que realizam. O Método Científico se aplica a todas as áreas do conhecimento humano. Consiste basicamente em cinco princípios:
1.- RECONHECIMENTO DO PROBLEMA: O aluno reconhece que existe um problema que lhe interessa resolver.
2.- FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE: A hipótese compreende suposições verdadeiras ou falsas que não foram ainda demonstradas e em conseqüência é uma estrutura provisória.
3.- EXPERIMENTAÇÃO E COMPROVAÇÃO: Escolhem-se técnicas apropriadas para verificação da hipótese (observação através de experimentos).
4.- MONTAGEM DE INFORMAÇÕES; As informações obtidas a partir da leitura e experimentação, são documentadas em fichas ou outros, ordenando-se estas segundo as necessidades do pesquisador- aluno. Nesta fase é necessário muita leitura e bibliografia.






5.- CONCLUSÕES:
Com base nos dados, anteriormente obtidos, o aluno estará em condições de comprovar que:
a) suas hipóteses foram comprovadas;
b) suas hipóteses não foram comprovadas, em detrimento de outra que por sua vez deverá ser analisada seguindo-se os procedimentos necessários;
c) suas investigações não chegaram a conclusão alguma e por este motivo deverá continuar investigando.

CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS EM TRABALHOS PARA UMA FEIRA DE CIÊNCIAS

- CARÁTER INVESTIGATÓRIO: é importante que os trabalhos apresentados em um F.C. representem resultados de investigações realizadas pelos estudantes. Juntamente com cada trabalho, devem ser apresentados os seus objetivos, a metodologia utilizada, os resultados e conclusões e, se for o caso, uma descrição ou simples relação dos materiais utilizados.
- CRIATIVIDADE: cada trabalho deve ter muito de seu autor, não devendo este se contentar em reproduzir atividades de livros, revistas, etc. Muitas vezes a criatividade está no uso de materiais alternativos.
- RELEVÂNCIA: é o grau de importância do trabalho para a comunidade. São muitos os problemas existentes na comunidade que, uma vez observados, podem dar origem a trabalhos verdadeiramente inéditos.
- PRECISÃO CIENTÍFICA: refere-se à correção dos dados e do seu tratamento, na busca de uma conclusão coerente com o trabalho executado.


RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

COMO APRESENTAR O RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

Trabalho digitado, contendo no máximo 4 laudas, com letra tipo Arial, tamanho 10, espaçamento 1,5, alinhamento justificado e todas as margens com 2,5cm, folha tamanho A4, seguindo a seqüência abaixo:
a.- TÍTULO: deve ser breve e claro e informar à respeito do objetivo fundamental da investigação.
b.- NOME DOS AUTORES: nome completo, e nome da Instituição a que pertencem.
c.- RESUMO: descrever de forma breve e clara o conteúdo e as conclusões da investigação. Normalmente os resumos têm uma extensão de aproximadamente 100 palavras. O resumo serve para dar ao leitor uma idéia completa sobre o trabalho.
d.- INTRODUÇÃO: nela se expõe a razão que motivou o trabalho bem como os objetivos da investigação. Pode ser subdividido em:
d.1. - Enunciado do problema;
d.2. - Objetivos;
d.3 - Justificativa;
d.4 - Local;
d.5. - População e amostra;
d.6. - Variáveis
d.7. - Hipóteses.
e.- Referencial Teórico: textos de autores que tratam do assunto.
f.- Métodos e técnicas utilizadas: descreve-se a trajetória do trabalho (metodologia), seja ela de campo, bibliográfica e de laboratório.
g.- Descrição dos instrumentos de coleta de dados: pode ser um questionário/entrevista ou instrumentos como uma régua, termômetro; objetos com graduação, etc.
h- Evidenciação dos resultados: se expõem os dados e valores numéricos obtidos. Em muitos casos essa informação se apresenta em forma de tabelas e gráficos.
i.- Interpretação dos resultados: discute-se os dados coletados e tabulados.
j.- Conclusões e recomendações: é a parte final de um projeto científico. É a resposta ao que se propôs o investigador para o problema, que originou seu trabalho de acordo com os dados obtidos e a teoria elaborada ou aplicada.
l.- Bibliografia: no final do trabalho escreve-se a relação do material consultado (livros, revistas, jornais, etc.).
m.- Anexos: documentos ou textos que não foram inseridos no corpo do trabalho.



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