REGULAMENTO
REGULAMENTO
A FECIFEMA 2016 é iniciativa da Área
Ciências da Natureza, Matemática e Suas tecnologias apoiada pelo Núcleo Gestor
da Escola Deputado Fernando Mota, tem como propósito fortalecer a aprendizagem
através da Educação Científica, bem como propor um currículo que assegure ao
aluno o seu desenvolvimento individual e coletivo, através da criatividade, do
gosto pelas linguagens artísticas e pelo lúdico.
1.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Da Entidade Promotora do Evento
2.
OBJETIVOS DO EVENTO
I. Estabelecer relações dinâmicas dos
conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do médio, com
problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local,
regional, nacional e/ou global;
II. Envolver participações ativas,
práticas e conceituais de alunos, na condução e avaliação do projeto e/ou revelarem
estratégias para envolver toda a escola, tendo em vista apresentação de
procedimentos e resultados;
III. Contar com assistência científica,
tecnológica e/ou pedagógica externa, compatível com a natureza das atividades
do projeto, fornecida por instituição acadêmica ou educacional, que partilhe
com a escola interesses no desenvolvimento do projeto;
IV. Promover o intercâmbio cultural e
científico entre os participantes do evento;
V. Estimular a
investigação e o interesse pelo estudo das ciências;
VI. Incentivar a participação dos alunos
e professores em eventos científicos desta natureza.
3.
JUSTIFICATIVA
A FECIFEMA 2016 representa mais uma ação
de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais. Além
disso, é um espaço rico de possibilidades para a expressão da criatividade e
bem como para o desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da
escola, no campo da pesquisa.
Como lugar de acesso e produção de
conhecimento, a escola desempenha um papel extremamente relevante, na medida em
que introduz os jovens no universo da cultura científica, organizando,
refletindo sobre conteúdos curriculares e contribuindo assim, para a construção
de um ambiente de curiosidade e de entusiasmo em relação à pesquisa.
A FECIFEMA 2016 busca, fundamentalmente,
ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão
histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que surgem das
experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes.
4.
PÚBLICO-ALVO
Alunos e professores da Escola de Ensino
Médio Deputado Fernando Mota.
NATUREZA
DOS TRABALHOS
Serão aceitos trabalhos científicos nos
seguintes domínios:
4.1. Ciências Humanas e suas
Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Antropologia e Ciência
Política;
4.2. Ciências da Natureza, Matemática e
suas Tecnologias: Biologia, Química, Física e Matemática;
4.3. Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Línguas Estrangeiras,
Informática;
4.4. Robótica Educacional: Robôs fixos e
Robôs Móveis.
OBS.: Fica liberada a participação de
equipes com apresentação de experiências científicas já comprovado.
5.
DESCRIÇÃO GERAL DOS PROJETOS CIENTÍFICOS
5.1.
Abrangência:
A FECIFEMA 2016 envolverá todos os
alunos e professores que desejam participar abrangendo também ao anexo.
5.2.
Projetos participantes:
Participarão todos os trabalhos,
relacionados às áreas propostas neste regulamento, que tenham um Professor
Orientador.
5.3.
Modalidades:
• Serão aceitos PROJETOS EM GRUPOS e
INDIVIDUAIS
• Todos os projetos deverão ter a
participação de 1 (um) Professor Orientador.
• Um professor poderá orientar qualquer
número de projetos.
5.4
Seleção:
5.4.1. Os projetos serão classificados
por área e os vencedores defenderão a Escola Deputado Fernando Mota na Feira
Regional da 2ª CREDE.
5.4.1.1 Em casos especiais a equipe
organizadora decidirá quais equipes seguirão para a Feira Regional da 2ª CREDE.
5.4.2. Os projetos inscritos que
apresentarem irregularidades técnicas na formatação dos dados, na composição
dos resultados ou qualquer outro item regulamentado pelo evento, poderão ser
desclassificados ou punidos pela comissão julgadora ou pela comissão
organizadora.
6.
INSCRIÇÃO
6.1. A FICHA DE INSCRIÇÃO deve ser
baixada no blog da Escola Deputado Fernando Mota (http://eemdepfmota.blogspot.com.br/)
preenchida e enviada para o email dfernandomota@gmail.com
até o dia 19 de maio de 2016, 15 dias antes da FECIFEMA. Para os alunos do
anexo, a data de envio será até dia 23 de maio de 2016.
6.2. Os resumos dos trabalhos devem ser
enviados para o email dfernandomota@gmail.com
até o dia 19 de maio de 2016, 15 dias antes da FECIFEMA. Para os alunos do
anexo, a data de envio será até dia 23 de maio de 2016.
6.3. O projeto deverá ser enviado em
formato de arquivo DOC ou ODT, com fotos das pesquisas realizadas, para que
seja publicado no blog da escola.
6.4. Os trabalhos serão publicados no
blog da Escola Deputado Fernando Mota (http://eemdepfmota.blogspot.com.br/)
até o dia da Feira.
6.5.
Os responsáveis pelos trabalhados deverão providenciar os seguintes
documentos:
6.5.1. Para a inscrição:
a) Ficha de Identificação da Equipe para
a inscrição. (Anexo 1);
6.5.2. Para a entrega do projeto
b) Resumo do projeto - (Modelo Anexo 3);
c) Modelo do Banner (Anexo 6).
6.3.
Os resumos dos projetos que não estiverem de acordo com o modelo deste
regulamento não serão publicados no blog da escola.
6.4. Descrição dos documentos:
A) Ficha de Inscrição: Os participantes
deverão registrar seus dados de identificação (Anexo 1).
B) Resumo: Deverá se escrito em
Português contendo, no máximo, 400 palavras.
O resumo será entregue em arquivo
devidamente identificado. O arquivo será nomeado com uma palavra chave do
projeto. O resumo do projeto, atendendo aos requisitos estabelecidos (Modelo no
Anexo 3).
O texto será utilizado na publicação no
blog da escola e aos avaliadores durante a feira.
O resumo será digitado no editor de
texto WORD em fonte “Arial 11”, espaço simples. Ou no editor de texto ODT do
LINUX em fonte “Arial 11”, espaço simples.
C) Deverá incluir: Introdução;
Metodologia; Resultados; Considerações Finais.
D) NÃO SERÃO ACEITOS RESUMOS VIA FAX
E) NÃO SERÃO ACEITOS RESUMOS FORA DO
PADRÃO ACIMA
6.5.
Prazos:
A FICHA DE INSCRIÇÃO deve ser enviada
para o email dfernandomota@gmail.com
até o dia 19 de maio de 2016, 15 dias antes da FECIFEMA. Para os alunos do
anexo, a data de envio será até dia 23 de maio de 2016.
6.6.
Áreas:
6.6.1. Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias: Língua Portuguesa Línguas Estrangeiras Educação Física Arte
Informática.
6.6.2. Ciências da Natureza, Matemáticas
e suas Tecnologias: Biologia, Física, Química e Matemática.
6.6.3. Ciências Humanas e suas
Tecnologias: Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Antropologia e Ciência
Política.
6.6.4. Robótica Educacional: Robôs Fixos
e Robôs Móveis.
6.7. O que define a área de inscrição é
o objeto da pesquisa e não a sua aplicação.
6.8. Na inscrição, assinalar apenas uma
opção dentro da categoria desejada.
7.
EXPOSIÇÃO
7.1. Todos os projetos devem ser apresentados
obrigatoriamente o PÔSTER (banner), seguindo o padrão estabelecido pelo evento,
também deverá ser apresentado o CADERNO DE CAMPO OU DE PESQUISA (Este ficará
exposto na mesa que será disponibilizada na equipe da Gincana Cultural).
7.2. Os projetos, para serem expostos,
precisam da aprovação da Comissão organizadora da FECIFEMA 2016.
7.3. Não será permitida a apresentação
do projeto através de mídias eletrônicas ou por terceiros, somente os membros
da equipe poderão defender seu projeto.
7.4. O espaço reservado para cada
expositor é de 2,00m x 1,00m, onde será destinada uma mesa 1m x 1m estabelecido
em cada sala de aula da escola;
7.5.
A apresentação visual deve ser em Português.
7.6. Para as categorias Robótica
Educacional será permitido o uso de equipamentos eletrônicos, nos estandes
desta categoria ficará disponível um ponto de energia. O trabalho desta
categoria também deverá apresentar banner e caderno de campo.
7.7.
A categoria Robótica Educacional deverá trazer os seus próprios
computadores, equipamentos necessários à apresentação de seu trabalho e sobre
eles devem ter toda responsabilidade.
7.8.
O não atendimento dos itens acima será motivo de desclassificação do
trabalho ou punições.
8.
ESTANDE
8.1. Os estandes serão expostos no pátio
da escola divididos por categorias.
8.2. O uso de equipamentos e/ou
ferramentas, tais como: multimídia, videocassete, televisão, microcomputador,
retroprojetor, regulador de tensão, transformador e etc, bem como outros instrumentos
para apresentação dos projetos das categorias
Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias, Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias, Ciências
Humanas e suas Tecnologias e Ciências Ambientais, deverão ser aprovados pela
organização para que sejam apresentados na FECIFEMA.
8.3.
Nos estandes da categoria Robótica Educacional será disponibilizados um
ponto de energia elétrica, não serão disponibilizados equipamentos e/ou
ferramentas, tais como: multimídia, videocassete, televisão, microcomputador,
retroprojetor, regulador de tensão, transformador e etc, bem como outros instrumentos
para apresentação dos projetos.
Caberá à equipe apresentadora do projeto a responsabilidade de trazer os
equipamentos que forem necessários e sobre eles manter total responsabilidade.
9.
REGRAS DE SEGURANÇA:
9.1. Não serão permitidas as exposições
dos seguintes itens:
a) organismos vivos (ex: plantas,
animais, micróbios, etc.);
b) espécimes (ou partes) dissecados;
c) animais vertebrados ou invertebrados
preservados (inclusive embriões);
d) órgãos ou membros de animais/humanos
ou seus fluidos (sangue, urina, etc.)
Exceções: dentes, cabelos, unhas, ossos
secos de animais, cortes histológicos dissecados e slides de tecido úmido
quando completamente lacrado;
e) substâncias tóxicas ou de uso
controlado;
f) colocação em marcha de motores de
combustão interna;
g) fotografias ou quaisquer outras
formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou
outras técnicas de laboratório;
h) aparelhos de áudio que não façam
parte do Projeto e conexão de Internet como parte da exposição do projeto.
9.2. Todo projeto inscrito em área
inadequada poderá ser reclassificado pela Comissão Organizadora da FECIFEMA 2016
e informado aos autores.
10.
AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
10.1 Do Caderno de Campo ou de Pesquisa:
Neste documento, o(s) alunos(s) deve(m)
ter registrado as etapas, que realizou para desenvolver o projeto, relatando
todos os fatos e as datas respectivas. Caso seja continuação de projeto, o
Caderno de Campo deve abranger o período, relativo a todo o desenvolvimento do
projeto, o mesmo não deverá ser digitado, apenas manuscrito.
O Caderno deverá conter:
a) Registro detalhado e preciso dos
fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;
b) Poderá ter fotos, gravuras, figuras e
desenhos;
c) Registro das datas e locais das
investigações;
d) Registro dos testes e resultados;
e) Entrevistas e consultas às
pessoas-fonte;
f) Referências bibliográficas.
OBS.: Nessa FECIFEMA, o caderno de campo
não será impresso pela comissão e ficará a critério da equipe a confecção do
mesmo. A equipe de organização disponibilizará, no blog da escola, um modelo de
caderno de campo, mas que não será obrigatório o seu uso.
10.2 Da Exibição Visual e Apresentação
Oral (Observar Anexo V):
A exibição visual deverá ser feita na
forma de banner de maneira clara e objetiva, salientando os dados mais importantes,
para possibilitar o perfeito entendimento do projeto. O banner deverá seguir o
seguinte padrão técnico:
I. O banner deve ser confeccionado
apenas depois que o trabalho tiver concluído.
II. O banner deve ser confeccionado de
forma artesanal.
III. Tamanho do banner: Largura: 90 cm;
Altura: de 90 cm até 1,20 m (no máximo).
IV. O texto do banner deve ser legível a
uma distância de, pelo menos, 1 m.
V. Horário das Sessões de banner: Todo
período de apresentação.
O Caderno de Campo não faz parte dos documentos
de inscrição, porém, deve permanecer no expositor.
10.3
Critérios de Avaliação
Critérios de Avaliação Pontuação
a) Criatividade e inovação 20%
b) Conhecimento científico do problema
abordado 20%
c) Metodologia científica 10%
d) Profundidade da pesquisa 10%
e) Clareza e objetividade na
apresentação do trabalho 20%
f) Ilustrações e complementos 10%
g) Caderno de Campo 10%
10.3.1
Criatividade e Inovação (20%)
Criatividade é pensar coisas novas,
inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um
“novo” ou “significativamente” melhorado produto (bem ou serviço), processo de
trabalho ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou
organizações. Nem sempre a inovação é o
resultado da criação de algo totalmente novo, mas, com muita frequência, é o
resultado da combinação original de coisas já existentes. Algumas importantes
inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes.
10.3.2
Conhecimento científico do problema abordado (20%)
Do conhecimento científico nasce o
raciocínio argumentativo que é extremamente relevante para o conhecimento das
ciências. De posse do conhecimento científico o educando poderá construir
modelos desenvolverá explicações do mundo físico e natural e será capaz de
interagir com eles. Precisam demonstrar que aprenderam significativamente os
conceitos implicados associados ao trabalho defendido, também precisam
demonstrar que desenvolveram a capacidade de responder questionamentos sobre o
seu trabalho de posse dos conhecimentos científicos.
10.3.3
Metodologia Científica (10%)
Os educando precisam ser capazes de
explicar como procederam as suas investigações; que instrumentos eles
utilizaram para coletar dados; quais as fontes que eles pesquisaram, como eles
tiveram acesso a estas fontes; em que período desenvolveram suas pesquisas
todas estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos científicos
adquiridos.
10.3.4
Profundidade da Pesquisa (10%)
No decorrer da apresentação deverá ser
possível perceber até que ponto os alunos se envolveram com a pesquisa; até que
ponto eles demonstraram interesse em desenvolvê-la; até que ponto eles buscaram
fundamentações científicas que fundamentassem a sua pesquisa, finalmente, em
que nível científico a pesquisa ficou situada.
10.3.5
Clareza e objetividade na apresentação do trabalho (20%)
Levando-se em consideração o pouco tempo
destinado à apresentação, já que o avaliador tem outros trabalhos para avaliar,
os autores devem planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo
que o tempo seja otimizado e as informações compartilhadas possam ser bem
explicadas e bem interpretadas.
10.3.6
Ilustrações e complementos (10%)
O banner deverá ser exclusivamente
artesanal. No banner as equipes devem privilegiar o espaço (0,90 x 1.20 cm) destinando
a maior parte (cerca de 75%) deste para exposição de ilustrações (fotos,
figuras, tabelas, quadros, gráficos, etc). No espaço restante deverão ser
explanados os textos relativos ao trabalho apresentado. Caso a quantidade de
ilustrações seja elevada será permitido à exposição de mais ILUSTRAÇÕES (textos
não) nas paredes internas dos stands.
10.3.7
Caderno de Campo (10%)
No Caderno de Campo, o(s) alunos(s)
deve(m) ter registrado as etapas que realizou para desenvolver o projeto,
relatando todos os fatos e as datas respectivas. Se for continuação de projeto,
o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do
projeto.
10.4
Avaliação:
Cada projeto será avaliado por, no
mínimo, 02 (dois) avaliadores, que poderão ou não se identificar.
Pelo menos um dos alunos expositores
deverá permanecer sempre junto ao seu estande. O grupo de avaliadores deverá
ser composto por professores, pesquisadores e profissionais ligados a escolas,
universidades, empresas e instituições públicas e privadas. É vedada a
interferência do professor orientador durante a avaliação.
11.
CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS
11.1. Os projetos que, na área de
inscrição, atingirem pontuação igual ou superior a 70% do total de pontos,
serão classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares de acordo com sua
pontuação bruta, sendo esta classificação atribuída a, no máximo, 03 (três)
projetos por área.
11.2. Os trabalhos classificados em
primeiro lugar em cada categoria estarão classificados para Feira Regional da
2ª CREDE.
11.3. Os casos omissos sobre AVALIAÇÃO,
JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO serão resolvidos pela Comissão Organizadora da
FECIFEMA 2016.
11.4. A FECIFEMA 2016 é uma prova da
Gincana Cultural 2016 e sua pontuação será revestida posteriormente como uma
das provas.
12.
PENALIDADES
12.1. A não observância das normas
estabelecidas neste regulamento implicará prejuízos na avaliação dos projetos
inscritos.
12.2. Atos de indisciplina, por parte
dos expositores, serão encaminhados à Comissão Organizadora da FECIFEMA 2016 e
estarão sujeitos à perda de pontos ou à desclassificação.
12.3. Casos especiais serão analisados
pela Comissão Organizadora da FECIFEMA 2016.
12.4. A falta de organização dos
estandes implicará sobre a avaliação realizada pelos jurados.
Esta análise será feita durante a
apresentação dos trabalhos pelos organizadores, implicando uma penalidade de 5%
os pontos da nota geral do projeto.
13.
ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS
As empresas e instituições educacionais
selecionadas pela Comissão Organizadora para o estabelecimento de parcerias com
a FECIFEMA 2016 e Gincana Cultural poderão contribuir com realização do
projeto, em contrapartida, terão espaço para divulgação dos seus produtos,
projetos e ações durante o evento.
14. COMISSÃO ORGANIZADORA DA FECIFEMA 2016 (FEIRA
DE CIÊNCIAS DA ESCOLA DEPUTADO FERNANDO MOTA)
14.1. Composição: A Comissão
Organizadora é formada por Professores da Área das Ciências da Natureza
Matemática e suas Tecnologias, do Núcleo Gestor da escola e pelos professores
dos ambientes de aprendizagem;
14.2. Atribuições:
a) elaborar este regulamento;
b) planejar a realização do evento,
definindo, nos termos deste regulamento, a sua programação e os meios
necessários à divulgação da FECIFEMA 2016;
c) elaborar o planejamento orçamentário
e financeiro para a realização do evento;
d) contratar serviços de terceiros;
e) providenciar locais que
possibilitarão a realização de todas as atividades inerentes ao evento;
f) expedir os ofícios de convite para as
sessões de abertura e encerramento do evento, bem como para outras atividades
paralelas à exposição que integram a programação da FECIFEMA 2016;
g) resolver os casos omissos neste
regulamento.
h) publicar os trabalhos no blog da
escola.
14.3. A Comissão Organizadora, caso
constate irregularidade no encaminhamento do projeto de pesquisa, deverá
comunicar o fato ao professor responsável ou ao diretor de turma responsável
pelo projeto, sugerindo, inclusive, o indeferimento da sua inscrição.
ANEXO 3 - Resumo do projeto
Título: FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA –
PRESERVAR PARA ALIMENTAR E PREVENIR PATOLOGIAS HUMANAS.
Autores
Luana Oliveira Santos 1
Evaldo Araújo de Sousa 1
Maria Pereira de Lima 1
Ana Oliveira Castro 2
1 Alunos da E.E.F.M. Deputado Fernando
Mota
2 Professor da E.E.F.M. Deputado
Fernando Mota
INTRODUÇÃO:
A caatinga se destaca por sua riqueza na
diversidade vegetal a qual deve ser preservada em função do grande potencial
alimentar e medicinal das frutas silvestres. Numa relação homem e ambiente está
presente também à dependência onde
o homem retira
da natureza todos
os recursos pra a
sobrevivência da humanidade. O desconhecimento sobre as espécies frutíferas
nativas do Brasil é algo cultural, conforme mostra alguns levantamentos
bibliográficos, mas que apresenta uma riqueza e nutrientes importantes para
a dieta humana.
Este estudo objetivou promover mudanças nos hábitos alimentares da população
deste Município como forma de pensar políticas de preservação ambiental
bem como alimentar e prevenir várias patologias humanas.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste projeto,
de forma
interdisciplinar, alunos e professores se sensibilizam para pensar e
tomar iniciativas de preservação do meio ambiente, especialmente o bioma em
estudo. Para a execução do projeto,
inicialmente foi realizado
um levantamento da
diversidade de frutas
silvestres através de formulário,
e posteriormente um mapeamento
na região de
Trairi, sendo estas
coletadas conforme o período de safra, acondicionadas e posteriormente
fabricados algumas iguarias. Conforme o levantamento bibliográfico quanto à
taxonomia, foram ainda pesquisados o princípio ativo de cada uma para descobrir
o seu potencial medicinal. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminará
com a produção de Herbário e
um Atlas de
botânica escolar que
servirá para o
acervo de pesquisa
de alunos.
RESULTADOS:
Neste
levantamento preliminar,
foram identificadas taxomicamente 20 espécies de frutas, distribuídas em 18
ordens e 16
famílias. Destas, todas
são utilizadas na
alimentação humana, 13
possuem aplicabilidade
medicinal e todas
contribuem de forma
significativa na preservação
deste importante bioma: a caatinga.
A produção de iguarias como doces,
bolos, sucos, sorvetes, sucos são as
formas mais comuns no
processo de industrialização como
forma de inserção
a práticas econômica
e ecologicamente correta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os
recursos naturais da caatinga possuem um grande potencial ambiental e
econômico, desde que aja um manejo ecologicamente correto, atendendo não só os
anseios da população mas, sobretudo, práticas de preservação do Meio Ambiente.
O projeto de preservação das frutas silvestres da caatinga, neste estudo
preliminar mapeou 20 espécies das árvores frutíferas nativas ou adaptadas no semiárido,
distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Das espécies identificadas 13 possuem
aplicação medicinal, 20 são utilizadas na alimentação humana e todas contribuem
significativamente na preservação ambiental do bioma caatinga.
Palavras-chave: Preservação – Caatinga –
Alimento – Aplicação medicinal.
ANEXO 5 - RESUMO GERAL DE
DATAS
SEDE
1.
A ficha de identificação (inscrição) deverá ser enviar para dfernandomota@gmail.com até o dia 19
de maio de 2016;
2.
Os resumos devem ser enviados para dfernandomota@gmail.com
até o dia 19 de maio de 2016.
3.
A FECIFEMA ocorrerá dia 02 de junho de 2016
ANEXO
1.
A ficha de identificação (inscrição) deverá ser enviar para dfernandomota@gmail.com até o dia 23
de maio de 2016;
2.
Os resumos devem ser enviados para dfernandomota@gmail.com
até o dia 23 de maio de 2016.
3.
A FECIFEMA ocorrerá dia 06 de junho de 2016
COMO FAZER UM BANNER CIENTÍFICO
1. Função do Banner
Sintetizar informações e dados
relevantes da pesquisa.
2. Formato Gráfico
2.1. Tamanho do banner: 90cm de largura por 1,20m de altura ( 90cm x
1,20m).
2.2. Tamanho da fonte e
espaçamento entre linhas: (legível a uma distância de pelo menos 1m – dependerá
da quantidade de informação contida; no banner).
◦ Tamanho recomendado de fonte
para título: 40.
◦ Tamanho recomendado de fonte
para texto: 26.
◦ Tamanho recomendado de fonte
para gráficos, tabelas, fotos, figuras etc: 14 a 16.
◦ Tamanho recomendado de fonte
para contato: 14 a 16.
2.3. Cor da fonte (Que se
destaque da cor definida no plano de fundo do banner).
2.4 Alinhamentos: justificado.
2.5 Margens:(esquerda 3.0 cm /
direita, superior e inferior 2,5 cm.).
OBS.: O banner pode ser escrito a
mão, seguindo os critérios anteriores
3. Estrutura do banner
3.1 Título:
◦ Deve ser sintético e refletir a
essência do trabalho, ou seja, o objeto de pesquisa.
◦ Deve ser centralizado.
3.2 Autores e Orientador(a):
◦ Citados por extenso.
◦ Deve ser centralizado.
3.3 Introdução:
◦ Apresenta uma visão geral do
trabalho.
◦ Utilizando autores e teorias
que dão subsídios ao trabalho.
◦ Descrição: Apresentação
resumida da pesquisa e sua justificativa
(Relevância do problema ou tema
estudado), realçando a relevância social e acadêmica do estudo.
◦ Hipóteses/Objetivos: Indicação
daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa.
3.4 Metodologia:
Apresenta os procedimentos de
coletas e análise dos dados.
Síntese da metodologia (análise
do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos
(pesquisa em periódicos, observação, entrevista, etc.) adotados pelo
pesquisador.
3.5 Resultados:
Indicação dos resultados
alcançados, com breve análise de como eles foi obtidos e quais as suas
implicações.
3.6 Considerações Finais:
Breve resgate das
hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque, e
indicação de perspectivas para abordagem do tema.
Confirma ou refuta as(os)
hipóteses/objetivos do trabalho.
Deverá apresentar deduções
lógicas e correspondentes aos(às) objetivos/hipóteses propostos, ressaltando o
alcance e as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.
3.7 Referências Bibliográficas:
Indicação da bibliografia, dos
periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor conforme
normas da ABNT.
Citar as três fontes mais
importantes.
ATENÇÃO! Sobre a colocação de
Gráficos, Tabelas, Fotos e Figuras.
Quando houver Fotos, essas devem
ser ampliadas, preferencialmente em cores, com boa resolução, contendo legenda
abaixo das mesmas. Tabelas e Figuras, também devem ser ampliadas, com boa
qualidade de impressão, contendo legenda explicativa.
RECOMENDA-SE MESCLAR TEXTO,
GRÁFICOS E FIGURAS. NÃO ESQUEÇAM! 75% DO BANNER DEVE SER
COMPOSTO POR GRÁFICOS, TABELAS,
FOTOS, FIGURAS, ETC.
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