EQUIPES FECIFEMA SEDE




EQUIPE 1 - O PODER DAS PLANTAS



ORIENTADOR
Elinardo Martins da Silva
DISCIPLINA química
ALUNOS
FRANCISCA OSANARIA OLIVEIRA
SAMIA TELES ANDRADE
FRANCISCA ISAGELICA  PINTO
COELHO
THAIS VIRGINIA FORTE CRUZ
VITORIA SILVIA COELHO
ANTONIO  GENILSON SOUSA FORTE 
RAQUEL SANTOS SILVIA

INTRODUCAO
As plantas medicinais são ervas que possuem características medicinais curativas e antioxidantes que ajudam a bastante  a manter uma vida saudável .
Plantas que ajudam muitas pessoas com problemas  de saúde, não que os remédios não funcionem ,mas e porque e a melhor maneira para curar de algumas doenças . Alem disso percebe-se as plantas do nosso brasil não são mas valorizadas como  antigamente hoje elas sofrem com poluições são mal tradas e ainda são poucas as pessoas que cuidam das plantas com carinho .amor e água bem tratadas algumas delas são tiradas só dolo e do lugar de onde viver para satisfazer que os se3res humanos precisam.
MEDALOGIA
Esse projeto e uma forma de descobrir as maravilhas que nosso brasil oferece e principalmente ,as plantas que são maravilhosas e são ótimas  para saúde houve uma pesquisa sobre a  diversidade na flora brasileira que  apresentar uma grande variedade de plantas com poderes medicinais  entre as quais destacam-se; cidera, boldo, eucalipto, babosa, hortelã, e muitos outros  existem diversas maneiras para utiliza -las com o objetivo de evitar dores e mal-estar físico e psicológico foi realizando uma pesquisa com moradores antigos da localidade para descobrir a utilidade das plantas.
RESULTADOS
Neste levantamento foram identificados grandes quantidades de plantas e seus benefícios .como uso de chás e lambedor e pesquisas com pessoa,no final vimos que os resultados foram ótimos  principalmente porque   as plantas são  fazeis de estudar. .                                                                          Vamos usar 10 ou 9 plantas para ensinam e mostra  como funcionam cada uma delas ;a equipe foi dividam em grupos para descobrir cada significado de plantas que vamos utilizam do projeto  fecifema2016
CONSIDERACOES FINAIS
Nos queremos mostrar para o povo o quanto as plantas são valiosas não só para nos mas também para os seres vivos o nosso projeto vem nos mostrar a importância da utilização de plantas para uma vida saudável. E também ensinam para jovens que não conhecer o valor das plantas e nem os significado de cada uma dela ;a área que vou fazer e da biologia porque estar sempre relacionada com o meu projeto.  


EQUIPE 2 - EXPERIMENTO CIENTÍFICO (FÍSICA)ARCO-ÍRIS


ORIENTADORA
Irisneuma Forte Magalhães
ALUNOS
Joana Rogério Ferreira Neta
Vitória Maria Pereira Lima
Karoliny Barroso Teixeira
Bruna Laís Matos de Brito
Thayula Brena Farias Sousa
Júlia Laila Uchôa Santos Mesquita Braga
Raiane Albuquerque Silva


Material:

1 folha de papel em branco (sulfite).
1 lanterna
1 copo transparente com água.
Procedimento:
Coloque o papel em frente ao copo com água.
Coloque a lanterna do outro lado do copo e acenda.
O que acontece?
Aparecem pequenas sombras com cores que se assemelham as de um arco-íris.
Por que acontece?
O copo d'água faz o papel das nuvens carregadas de gotículas de água, pois separa a luz branca da lanterna( que faz o papel do sol) em um naipe de cores separadas ou um arco-íris.

EQUIPE 3 - FUNIL DA SEPARAÇÃO

ORIENTADOR
GLAYDSON BARROSO DA SILVA
ALUNOS
VILMAR DA SILVA SOUSA
JARDEL ANDERSON SANTOS PEREIRA
ADRIANO SANTOS COELHO
BRUNO SOUSA
JOÃO PINTO MENDES
CARLOS ALEXANDRE HENRIQUE
ANTONIO ANDERSON RODRIGUES SILVA
É uma maneira criada para simbolizar o tratamento de água. Para isso é preciso de uma garrafa, carvão, arreia grossa, pedras e algodão. A água ao ser derramada para por várias etapas e vai sendo tratada e vão sendo retiradas produtos impuros e ficando pelo caminho assim fazendo com que a água  chegue no reservatório, limpa.

EQUIPE 4 - PILHA CASEIRA
ORIENTADOR
João Rodrigues De Sousa Filho
ALUNOS
Sandy Sousa Pinto                                                                                           
Francisco Wallis Sousa Rodrigues                                                                                 
Ray Silva Rodrigues                                                                                               
Maria Sarah Ferreira                                                                                              
Jairisson Silva Dos Santos                                                                                  
Marcos Antonio Sousa Barroso                                                                           
Antonia Yrismar Pinto Coelho         
                                                                                  
            A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos, isso ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta. Já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui. Este estudo objetiva mostrar, em uma simples experiência, como ocorrem tais fenômenos e apresentar uma forma simples e fácil de obter energia.

Ao longo desse projeto foram realizadas diversas pesquisas sobre fontes de energia, ácidos e itens recicláveis, com o objetivo expresso em aperfeiçoa uma fonte de energia confiável e durável. Dentre os vários, encontramos o melhor desempenho com o papel alumínio, elemento que reage com o oxigênio do ar gerando elétrons livres e tem maior potencial de oxidação (ocorre oxidação), tornando-se um elemento perfeito para o polo negativo, e o cobre, que tem o menor potencial de oxidação, perfeito para torna-se um polo positivo (ocorre redução). Estes elementos, combinados em uma substancia ácida, resulta em uma corrente elétrica ao qual constitui a pilha caseira.
Neste estudo, identificamos a função do ácido no experimento, que teve um papel essencial para que essa experiência tivesse um bom resultado, a importância dos polos positivos e negativos que contribuíram para a corrente elétrica dessa reação química. Essa nova obtenção de energia, de uma forma fácil e sem tantos gastos,  pode durar um dia e meio, dependendo do consumo da quantidade de volts resultantes da ligação destes polos.
                Há diversas formas de se encontrar energia, com o aprimoramento de pesquisas é sim possível encontrar novas formas e fontes de obtê-la, temos ao nosso redor vários produtos simples, assim como os usados neste experimento.
Este projeto mostrou uma das maneiras de obter energia de forma prática e simples, despertando o interesse de diversas pessoas e um incentivo para que busquem uma forma de contribuir um pouco com a sociedade atual.

Palavras-chave: Oxidação – Redução - Fontes de energia - benefícios

EQUIPE 5 - FILTRO DE ÁGUA SUSTENTÁVEL


Orientador
João Rodrigues de Sousa Filho
ALUNOS:
Clarice Sousa Silva             
Naisha Almeida Lopes         
Jainne Santos Barbosa
Viviane Cruz Oliveira       
Antonia Luciele Rodrigues Barbosa  
João Paulo Gomes De Sousa        
Projeto: Filtro de água sustentável

Resumo
O rápido crescimento industrial aliado a problemas ambiental e a escassa legislação em relação ao tratamento de água acarreta prejuízos significativos à saúde dos seres humanos.                A fim de reduzir estes impactos e consequentemente os malefícios causados à saúde humana, estamos desenvolvendo uma metodologia para o tratamento da água.

Nesse experimento utilizamos o mesocarpo de coco e o bagaço da cana, pois são materiais de boa eficácia e baixo custo devido à grande produção de coco e de cana de açúcar encontrados no Brasil. Esses produtos, associados com outros já conhecidos, foram utilizados como um filtro natural e mostrou grande eficácia na remoção de quantidades significativas de impurezas encontradas na água. Junto a esses materiais, utilizamos o carvão vegetal e areia, tornando cada vez mais eficaz a remoção desses resíduos.

Desenvolvemos esse filtro inicialmente utilizando o mesocarpo do copo e a cana de açúcar e posteriormente incrementamos areia e carvão vegetal. Esses materiais são colocados em camadas em um cano de PVC e em seguida acoplados a uma caixa de captação de água de chuva para que filtre a água para um reservatório.
Pretende-se aplicar esse projeto na Escola Deputado Fernando Mota, localizada no município de Tejuçuoca–Ce, para melhorar a qualidade da água captada das chuvas.
               
O filtro caseiro apresenta em sua composição: Mesocarpo de caco, bagaço de cana, carvão vegetal e areia (em camadas finas, e grosso) ambos recursos capazes de apresentar 90% de remoção de resíduos.

Palavras chaves: água – filtragem

EQUIPE 6 - AFUNDAR E FLUTUAR COM A TENSÃO DA ÁGUA – COMO UMA VARIÁVEL, COMO O DETERGENTE, A ÁGUA PODE AFETAR A TENSÃO DA SUPERFÍCIE.

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
GABRIELA MOTA SALES
JOELMA SOUSA SILVA
GEISA MARIA MARTINS ARAÚJO
ARDILENE SILVA SOUSA
FRANCISCA THALIA SILVA CRUZ
ANTÔNIA DANIELLE FERREIRA FORTE

CARLOS DANIEL MESQUITA GONÇALVES
INTRODUÇÃO
A tensão da superfícies acontece quando as moléculas de um líquido resistem a uma força externa. As moléculas líquidas mantêm forças de atração fortes entre as moléculas que são do mesmo tipo. Essas forças são chamadas de forças de coesão. Já percebeu como os pingos d'água em uma mesa parecem se unir? Isso se dá por que as moléculas da água mantêm-se juntas através das forças coesivas. Este fenômeno permite que alguns insetos, como as aranha-d'água, passeiem pela superfície da água sem afundar.

METODOLOGIA
No desenvolvimento deste projeto, os alunos ficam curiosos para descobrirem como isso ocorre e por quê.  Para que um objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente e a agulha flutua. Quando adicionamos o detergente à água, inserimos moléculas que interagem diferentemente, o que resulta no enfraquecimento das interações originais. O resultado faz com que a superfície do líquido não suporte a massa do objeto e acaba por afundar.
Os fenômenos complexos podem ser analisados a partir de fenômenos simples se organizados de modo adequado. A contextualização do conceito de tensão superficial e forças intermoleculares legitimam os esforços para o estímulo às aulas demonstrativas e à visualização, motivando o aprendizado.

RESULTADOS
Entendendo o experimento
A origem da tensão superficial se encontra nas interações intermoleculares, que resulta na formação de uma membrana elástica na superfície do líquido. É dependente do líquido, das moléculas ou dos íons presentes e da temperatura.
A tensão superficial reflete-se sobre a habilidade dos líquidos molharem ou não as superfícies. A molhabilidade se explica pela diferença entre as interações resultantes das forças de atração do líquido entre si (força de coesão) e das forças de atração do líquido pelo sólido em contato (força de adesão). Pode ser quantificada pela formação das gotas, onde os líquidos com maior tensão superficial tendem a formar gotas maiores.
Um exemplo: Quando colocamos dois copos com água um com detergente e o outro sem nenhuma substância, sem seguida jogamos uma bolinha de papel em cada um copos. Observe o que acontece. Você vai perceber que a bolinha de papel que foi jogada dentro da mistura de detergente e água começa a afundar, enquanto a outra bolinha continua flutuando por um período mais longo. Isso acontece por que o sabão enfraquece os elos moleculares da água, diminuindo a tensão de superfície geral da água.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse projeto foi realizado com a ajuda do nosso professor de Química, que sempre nos incentivou a aprender com aulas mais atrativas e interessantes. O experimento serve para demonstrar ao aluno, de forma simples e divertida, como funciona a tensão superficial da água e o que ocorre quando essa tensão é quebrada em contato com o detergente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Www.sóQuímica.com.BR --Www.profanderson.net-Www.casadecurioso.com.BR 

EQUIPE 7 - PESTICIDA DE COMPOSIÇÃO NATURAL – CUIDAR DAS PLANTAS DE MANEIRA SAUDÁVEL.

ORIENTADOR
ANTONIO JOSE DE SOUSA SILVA
ALUNOS
ANA FLÁVIA DOMINGOS SOUSA
ANTONIA JANAINA SILVA ARAÚJO
FRANCISCO ANTONIO FORTE FERNANDES
MARIA ANA BARBOSA DE MESQUITA
MARIA AURILEIDE TEIXEIRA FORTE
MARIA SULIANE SANTOS SILVA
MARIA TACILANE MARTINS MOTA
INTRODUÇÃO:
A pesticida é uma maneira útil de manter a temperatura interna da planta protegida, de modo que ela tenha uma melhor produtividade e desenvolvimento. É um método que não mata os insetos, pois não contém agrotóxicos químicos.

METODOLOGIA:
A intenção deste projeto é preservar a produtividade das plantas. A primeira etapa foi testar a pesticida em algumas plantas de várias localidades, como: Poço da Pedra, Larginha, São Bento, a fim de avaliar quais seriam os resultados do estudo do projeto.

RESULTADOS:
No total, a pesticida foi testada em 20 plantas. Observou-se que estas se adaptaram ao projeto. Observou-se ainda que, além de preservar o desenvolvimento da planta, a vida dos insetos não foi prejudicada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Após todos os estudos do projeto concluímos que, por ser produzido sem nenhum agrotóxico químico, a pesticida tem muitas vantagens para as plantas.

EQUIPE 8 - DESENVOLVIMENTO DAS CORDAS VOCAIS.




ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS 
,............................

METODOLOGIA

Com base no desenvolvimento, das vozes alunos do 2º ano “A” e nosso Professor Orientador, tomamos conhecimento de como seria a voz, aos olhos das pessoas.
Inicialmente foi realizado junto com os alunos a primeira experiência, sendo estas levantadas curiosidades sobre como a voz seria de maneira diferente.
Esta pesquisa servirá de extrema importância para o desenvolvimento das cordas vocais.

EQUIPE 9 - AMPLIAÇÃO DE SOM



ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
CAMILA SOUSA ALMEIDA
F° ELI SOUSA SILVA
JEFFERSON GOMES MESQUITA
JEYSSE KELLER SANTOS SOUSA
MARIA DATLA FERREIRA GOMES
MARIA IVANISA FERREIRA GOMES
MARIA MONALICE PEIXOTO SOARES
METODOLOGIA

O projeto ampliação de som foi produzido no intuito de aumenta o som de um aparelho celular pensando no bem estar do meio ambiente e do nosso próprio bem,pois estamos reciclando,reutilizando e reaproveitando. O nosso projeto foi feito com apenas um pedaço de cano PVC, dois fundos de garrafas pets e um aparelho celular.

EQUIPE 10 - REPELENTES E INSETICIDAS NATURAIS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI.

ORIENTADORA
MARIA DE FÁTIMA BEZERRA
ALUNOS
ANTÔNIA ALEXANDRA ALVES SILVA
GABRIELE LOPES FELIX
JOSÉ WELLINGSON PINTO SOUSA
MARIA IZAMARA MESQUITA SOUSA
MARIA RAISSE SILVA BERNARDO
PAULO WILLIAM SALES DUARTE

THAIS MARIA SOUSA FORTE 

INTRODUÇÃO:
A sociedade em geral, atualmente se vê diante de um dilema que é o mosquito “Aedes aegypti”, mas pouco se discute sobre como a prevenção caseira, já realizada em muitas residências, pode-se combater o contagio e a proliferação das doenças causadas por o mosquito. O Brasil é responsável pelo maior índice de casos, onde muitas pessoas são obrigadas a modificar sua rotina por conta das consequências obtidas através desse vírus. Levar informações, a população, poderá modificar esse quadro critico. Por isso desenvolvemos um projeto sobre repelentes e inseticidas naturais à base de cravo, para que possam ser demonstradas práticas simples de evitar picadas desse inseto.

METODOLOGIA:
Pesquisa sobre repelentes a base de cravo da índia e alfazema, onde se buscou adequar os mesmos de forma acessível por ser de composições simples e caseiras capaz de afastar da pele ou eliminar do ambiente, possíveis mosquitos. Para isso realizamos pesquisas e estudos de aprofundamento para que possamos conhecer melhor o produto, pois o mesmo é produzido com álcool, cravo-da-índia, alfazema e óleo.

RESULTADOS:
Nos processos iniciais obteve-se que o repelente a base de cravo-da-índia, álcool e óleo para pele, não poderia ser utilizado em crianças por conta do odor, o mesmo que é responsável por afastar o mosquito com duração de duas horas, mas somente para pele em adulto, já que o ambiente não é capaz de eliminar o inseto, e a substância sendo antitóxico, então, propôs-se a utilização de creme hidratante e alfazema. O inseticida produzido possui os componentes como álcool com de teor 97º, cravo-da-índia e suco do limão, que possuem ácidos capazes de matar esse inseto instantaneamente. Além disso, temos a vela com a citronela e rapadura, quando aceso o pavio dela dispersa uma essência que quando inspirada pelo mosquito o faz automaticamente repelir-se do local onde a vela está acesa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O baixo custo para a produção desse repelente foi de grande relevância, além da sua abrangência e durabilidade para manter as pessoas segura contra a picada desse mosquito, sendo que há uma maior aceitação. Mas é importante ressaltar que deve haver o cuidado de não deixar o mosquito proliferar e isso só é possível com os cuidados necessários ao ambiente doméstico, como o uso correto do armazenamento de águas entre outros.

EQUIPE 11 - ÁGUA FURIOSA

ORIENTADOR
EVALDO DUARTE TEIXEIRA                           
ALUNOS
KÉSIA RODRIGUES CABRAL
ÉDILA BARROSO CRUZ
FRANCISCA SAMANTA SILVA LOPES
DOUGLAS SOUSA MESQUITA
MARIA LARA COELHO PINTO
JOSÉ RONILDO SALES SOUSA
JOSÉ GUILHERME FARIA BARROSO


Para colocar a experiência em prática é necessário:
3.5g de Soda cáustica (Na OH)
6.0g de Glicose
200ml de Água
0.3g de Azul de metileno
300ml de Água
E para deixar a água furiosa rosa é necessário:
6.0g de Glicose
3.5 de Soda cáustica
Gotas de Fenolftaleína
200ml de Água

METODOLOGIA:
            No desenvolvimento dessa experiência nós da equipe tivemos a consciência de que quando misturamos a glicose com soda cáustica, a glicose reage com azul de metileno transformando o azul de metileno em uma substância chamada leucometileno (que vem de leucócitos, os glóbulos brancos), quando agitamos a mistura o oxigênio do ar dissolve na água e o oxigênio reage com leucometileno e faz o leucometileno voltar a ser azul de metileno e é por isso que a água fica azul de novo. A glicose reage mais uma vez com azul de metileno e transforma em leucometileno a substância fica incolor mais uma vez, agitando vira de novo azul de metileno e a glicose reage de novo e ficará clara mais uma vez e assim vai indo. Agora para transformar a água transparente em rosa, basta a fenolftaleína uma substância que fica rosa quando ela está junta de uma base (soda cáustica) e quando o rosa se mistura com azul ele fica roxo e quando fica em repouso não fica mais incolor, ficará rosa.


EQUIPE 12 - AEDES AEGYPTI: EVOLUÇÃO E PROBLEMÁTICA
ORIENTADORA
MARIA DE FÁTIMA DIAS BEZERRA
ALUNOS
ANA KELLE SOUSA
ANTONIA TAIANE SANTOS
MARIA AMANDA LIMA
MARIA BRUNA SOUSA GOMES
PAULO HENRIQUE CRUZ
PRISCILA MOREIRA CRUZ

 INTRODUÇÃO
O mosquito Aedes aegypti pertence à família Flaviviridae e carrega consigo um Flavivírus que é injetado na corrente sanguínea pela fêmea no momento da picada. É conhecido por seu corpo escuro rajado de branco nas articulações e seus meios de adaptação nos domicílios humanos, mais precisamente em locais com água parada, próprio para sua reprodução.
Esse artrópode é vetor de várias doenças perigosas como a Febre amarela e a Dengue. No entanto, atualmente, vem causando surtos epidemiológicos do vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês, e a Febre Chikungunya que afeta diretamente nosso sistema nervoso.
Por apresentarem índices alarmantes de casos no país, desenvolvemos trabalhos de pesquisas a fim de apresentar as consequências que essas doenças podem trazer, e possíveis técnicas caseiras em combate á suas enfermidades.
METODOLOGIA
Para desenvolvermos este projeto tomamos como base o projeto anterior “Dengue - Alerta e Prevenção” onde foi possível se aprofundar nas pesquisas com mais facilidade devido os resultados obtidos, com a finalidade de complementar os estudos e aperfeiçoamento das técnicas caseiras que vamos apresentando anualmente. Através disso, propusemos à utilização de repelentes naturais feitos a base de plantas com propriedades inseticidas, confecção de maquetes e armadilhas feitas de materiais recicláveis para melhor compreensão visual das problemáticas e suas possíveis soluções, além de pesquisas qualitativas.
RESULTADOS
Estudos apontavam que embora existam campanhas de conscientização, é possível encontrar depósitos de larvas do mosquito além dos quintais domésticos, que eleva cada vez mais a sua procriação, podendo nos encontrar também, através do vapor químico que exalamos do nosso corpo, a sulcatona. Com base nisso, as pesquisas demonstraram grande relevância, tais como: confundi-lo com nosso cheiro, prendê-lo com armadilhas e utilizar repelente a base de vegetais para mantê-lo afastado; também foi comprovado o uso da biotecnologia, que é o caso do mosquito transgênico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Medidas simples podem ser eficazes no combate ao mosquito, requerem apenas mudanças na forma que nos relacionamos com o meio ambiente e a conscientização das consequências que suas doenças podem trazer a nossa saúde.

EQUIPE 13 - ÁGUA – COMO ECONOMIZAR ÁGUA

ORIENTADORA
RENATA COELHO
]ALUNOS
ANA BEATRIZ SOUSA SILVA
ANNE KAROLINE SANTANA LIRA
FRANCISCA KATIANE FARIAS BARROSO
IRISMARA MARQUES SILVA
LARA LORENA FORTE CAMELO
LARISSA ALMEIDA DUARTE

 Introdução
Um guarda-chuva que filtra a água da chuva deixando a própria para o consumo, essa é a criação inusitada do designer canadense Andrew Linomem. O filterbrella, ainda é um protótipo em fase de testes. Seu funcionamento é muito simples e promete acabar com a sede de qualquer um

Metodologia
No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professoras se sensibilizam para pensar e tomar iniciativas de economizar água, especialmente nas grandes cidades. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um elemento para economizar água para a falta de água. Através da tecnologia, e posteriormente uma dica para a cidade de São Paulo que está com crise no período de inverno ar-condicionado e posteriormente fabricado por um cientista. Conforme o levantamento das tecnologias, foram pesquisadas o princípio ativo de cada pessoa para descobrir o seu potencial.

Resultados
Neste levantamento não terá muitos resultados, pois ainda está em fase de testes, e o funcionamento é muito simples.

Considerações Finais
Ao fazermos o guarda-chuva, nós sabíamos que possui um sistema que armazena água da chuva, a água fica limpa e ideal para o consumo, que pode ser imediato ou não. Pais na criação nós colocamos um recipiente que recebe a água diretamente da chuva e permite o consumo imediato.
Além de ser uma alternativa diferente para os dias de chuva. Assim, quando perder a estabilidade, o guarda-chuva não se tornará um problema para o meio ambiente.

EQUIPE 14 - TERMOQUIMICA

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA 
ALUNOS
MARIA LUCIANA COSTA SOUSA
MARIA SABRINA M. FERREIRA
ANTONIO LUCOIANO P. SOUSA
BRENA KESIA SANTOS AÇLVES
MARIA DAS GRAÇAS GOMES SOUSA
FRANCISCO CLEITON OLIVEIRA
ALISSON PIRES SOUSA

 Será contido no trabalho principais fatos no qual terá o objetivo auto descrever sobre o determinado assunto, ou seja, termoquímica porém ao longo do contexto será resumido passo a passo da experiência feita.
Cada membro da equipe exemplificará sua respectiva opinião, pois vamos expor nossos pensamentos do que realmente entendemos. Temos como base: Foco, aprendizagem e imaginação.
Para que exista combustão é necessário três componentes básicos, porém o primeiro deles é o calor que pode vim de qualquer fonte de energia, o segundo deles é uma substância que seja capaz de sofrer uma reação de combustão, essa substância é chamada de combustível.
Que pode estar no estado líquido, solido ou até mesmo gasoso, o terceiro componente é uma substância chamada de combuviente o principal deles é o oxigênio, então a via de combustão, é a energia liberada na queimada do mol de um combustível qualquer. Essa energia pode ser usada para expandir gás.
O desenvolvimento está desenvolvendo a experiência tendo assim explicação com quais requisitos será feito.
Conclusões finais explicará como tudo foi elaborado por que e como. E como chegaram a essa tese levando em conta sua importância se nós misturarmos um combustível e um líquido que não é combustível nesse caso podemos citar a água que absorve uma quantidade de energia para evaporar então vamos ter uma mistura que vai dar origem a uma experiência bem conhecida chamada de fogo frio que é o fogo que não queima.

EQUIPE 15 - A IMPORTÂNCIA DAS ARVORES PARA A POPULAÇÃO
ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
ANDRÉ LENNON CELESTINO DE OLIVEIRA
FERNANDO IGOR SILVA CARLOS
FRANCISCO JOSÉ FORTE FERNANDES
JOÃO ERIMILSON BARRETO ALVES

JOSÉ ALEXSANDRO TEIXEIRA ALENCAR 
INTRODUÇÃO:
Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade.

METODOLOGIA
Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos. Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as conseqüências do que deixaríamos para o futuro.

RESULTADOS:
A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente… Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza.

CONSIDERAÇOES FINAIS:
A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los


EQUIPE 16 - PALHA DE AÇO QUE PEGA FOGO


ORIENTADOR
ANTONIO GOMES DUARTE
ALUNOS
RENAN ALVES BARBOSA
MATEUS PINTO SOUSA
ANA CAROLINA GOMES GONÇALVES
CAMILA TEIXEIRA DA SILVA
CAMILA HELEN ABREU
GISELE SOARES MAGALHÃES

GUILHERME SOUSA SILVA 
Introdução:
Este experimento serve para que em casos de sobrevivência ou de uma forma para baixar o custo beneficio na compra de produtos para criar fogo,como materiais que já tenhamos em casa,ou seja,ele além de criar fogo com uma forma sustentável,baixaria as despesas na compra de materiais industrializados.

Metodologia:
No desenvolvimento da nossa experiência, trabalhamos a questão do circuito elétrico. Para que existam (ocorram) um circuito se faz necessária uma descarga de energia centralizada, em determinado ponto da força elétrica. Sendo que puxa a energia de uma fonte concentrada.

Resultados:
Quando o circuito está aberto, não ocorre esse tipo de descarga, no entanto não ocorrerá a queima da energia. Quando fechamos o circuito, ocorre a descarga que ao centralizar-se em um determinado ponto,causa uma faísca podendo provocar até incêndios,dependendo dos componentes e das condições ambientais.

Considerações Finais:
Foi isso que ocorreu quando fechamos o circuito, e a centralidade da descarga produziu a faísca e consequentemente o incêndio com as palhas secas. É isso que ocorre, por exemplo, quando uma lâmpada, que ao ser ligado (fechamento do circuito) produz a luminosidade e queima da energia. Sendo assim um experiência para demonstração e que pode até ser usado em uma situação extrema e de riscos a vida, ou seja,poderá ser usado para uma situação de sobrevivência.


EQUIPE 17 - AMOSTRA DA EXTRAÇÃO DO DNA DA SALIVA

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
FRANCISCO CLEITON ALBUQUERQUE BARRETO
FRANCISCA VALDILENE PEREIRA DO NASCIMENTO
JAMILA FORTE SOUSA
JOSÉ CLEILSON ALBUQUERQUE BARRETO
JÚLIO RICHARDSON FÉLIX ANDRADE
MILENA MAGALHÃES BARROSO

TAINARA MARIA SOUSA FORTE
Introdução:
O que é DNA:
DNA ou ADN em português, é a sigla para ácido desoxirribonucleico que é um composto orgânico cujas moléculas contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
O principal papel do ADN é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA. O DNA se encontra no núcleo das células de um organismo,  no interior dos cromossomos,  menos nas hemáceas (glóbulos vermelhos),  que não possuem núcleo.
Metodologia:
Todas as funções do ADN dependem de interacções com proteínas. Estas interacções com proteínas podem ser não-específicas,  ou a proteína pode ligar-se especificamente a uma única sequência de ADN. Algumas enzimas também se pode ligar ao ADN. Destas,  as polimerases que copiam as sequências de ADN na transcrição e replicação são particularmente importantes.
Agora abordando de vez o fato da extração do DNA da saliva, existem alguns passos que devem ser seguidos,  ou seja,  o procedimento.
Resultados Finais:
Para a extração do DNA da saliva precisa-se de alguns componentes, tais como:
O álcool. O detergente. O sal. O corante. A água.
E principalmente a saliva.
Primeiro passo que deve ser feito é utilizar dois copos de água e dentro dele colocar uma colher de sal,  depois separar três colheres dessa mistura e fazer um buchecho na boca de aproximadamente um minuto, depois disso deve-se mexer a mistura com apenas uma gota de detergente,  mais deve misturar esses componentes devagar,  pois o detergente pode espumar e isso pode comprometer na hora de ver o DNA,  próximo passo é separar meio copo de álcool e nele colocar algumas gotas de corante depois mexe-lo devagar,  apois isso coloca-se a substância da saliva dentro do recipiente chamando becker,  pois é mais fácil a visualização,  apois colocar a mistura do álcool com o corante,  deve-se esperar dois minutos para o DNA aparecer.
Obs: Quando você faz o "buchecho" você extrai algumas células da sua boca. E essas células ficam de junto dessa água, apois colocar a gota do detergente algumas membranas são quebradas das células deixando o DNA solto, o sal e o álcool fazem com que o DNA se separe da água e apois essa separação você consegue visualizar o DNA.

EQUIPE 18 - AFUNDAR E FLUTUAR COM A TENSÃO DA ÁGUA – COMO UMA VARIÁVEL, COMO O DETERGENTE, A ÁGUA PODE AFETAR A TENSÃO DA SUPERFÍCIE.

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
GABRIELA MOTA SALES
JOELMA SOUSA SILVA
GEISA MARIA MARTINS ARAÚJO
ARDILENE SILVA SOUSA
FRANCISCA THALIA SILVA CRUZ
ANTÔNIA DANIELLE FERREIRA FORTE

CARLOS DANIEL MESQUITA GONÇALVES  
INTRODUÇÃO
A tensão da superfícies acontece quando as moléculas de um líquido resistem a uma força externa. As moléculas líquidas mantêm forças de atração fortes entre as moléculas que são do mesmo tipo. Essas forças são chamadas de forças de coesão. Já percebeu como os pingos d'água em uma mesa parecem se unir? Isso se dá por que as moléculas da água mantêm-se juntas através das forças coesivas. Este fenômeno permite que alguns insetos, como as aranha-d'água, passeiem pela superfície da água sem afundar.

METODOLOGIA
No desenvolvimento deste projeto, os alunos ficam curiosos para descobrirem como isso ocorre e por quê.  Para que um objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente e a agulha flutua. Quando adicionamos o detergente à água, inserimos moléculas que interagem diferentemente, o que resulta no enfraquecimento das interações originais. O resultado faz com que a superfície do líquido não suporte a massa do objeto e acaba por afundar.
Os fenômenos complexos podem ser analisados a partir de fenômenos simples se organizados de modo adequado. A contextualização do conceito de tensão superficial e forças intermoleculares legitimam os esforços para o estímulo às aulas demonstrativas e à visualização, motivando o aprendizado.

RESULTADOS
Entendendo o experimento
A origem da tensão superficial se encontra nas interações intermoleculares, que resulta na formação de uma membrana elástica na superfície do líquido. É dependente do líquido, das moléculas ou dos íons presentes e da temperatura.
A tensão superficial reflete-se sobre a habilidade dos líquidos molharem ou não as superfícies. A molhabilidade se explica pela diferença entre as interações resultantes das forças de atração do líquido entre si (força de coesão) e das forças de atração do líquido pelo sólido em contato (força de adesão). Pode ser quantificada pela formação das gotas, onde os líquidos com maior tensão superficial tendem a formar gotas maiores.
Um exemplo: Quando colocamos dois copos com água um com detergente e o outro sem nenhuma substância, sem seguida jogamos uma bolinha de papel em cada um copos. Observe o que acontece. Você vai perceber que a bolinha de papel que foi jogada dentro da mistura de detergente e água começa a afundar, enquanto a outra bolinha continua flutuando por um período mais longo. Isso acontece por que o sabão enfraquece os elos moleculares da água, diminuindo a tensão de superfície geral da água.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse projeto foi realizado com a ajuda do nosso professor de Química, que sempre nos incentivou a aprender com aulas mais atrativas e interessantes. O experimento serve para demonstrar ao aluno, de forma simples e divertida, como funciona a tensão superficial da água e o que ocorre quando essa tensão é quebrada em contato com o detergente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Www.sóQuímica.com.BR
Www.profanderson.net
Www.casadecurioso.com.BR

EQUIPE 19 - O USO DE INDICADORES

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
JOÃO VICTOR SOUSA
IASMIM AVELINO DA ROCHA
Mª GABRIELA QUEIROZ UCHÔA BRAGA
KEYLA LIANDRA CARLOS BARROSO
MOISÉS XAVIER OLIVEIRA
GABRIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA

LEANDRO BARBOSA SILVA 

INTRODUÇÃO:
                Existe uma variedade de substâncias químicas na natureza e outras que são produzidas pelo homem nas indústrias e laboratórios, dentre todas estas substâncias podemos destacar os ácidos e as bases como sendo umas das mais importantes .Os indicadores ácido-base são substâncias que, por suas propriedades físico-químicas, apresentam a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base. Existem vários indicadores artificiais sendo que os três mais usados são a fenolftaleína, o papel de tornassol e os indicadores universais, sendo estudado em nosso projeto a fenolftaleína que é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico.
Objetivos:
•              A identificação experimentalmente de ácidos e bases;
•              A possibilidade de observamos as propriedades dos indicadores;
•              A preparação de uma solução e a verificação de suas propriedades;
•              A determinação da concentração de um ácido através de titulação ácido-base.
METODOLOGIA:
                Na experiência que será realizada terá como objetivo, a observação da facilidade a variação de coloração nas soluções ácidas e básicas em contato com os indicadores, sendo que será possível a identificação de diferentes cores formadas pelos indicadores em meio ácido e em meio básico, para anotação dos resultados e posteriormente criando tabelas com todos os dados obtidos na qual facilitará a leitura dos interessados. Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilibrio em meio aquoso .
                Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa claro a rosa escuro). Em nosso Laboratório Escolar existe um aparelho específico para medir pH chamado pHmetro.

RESULTADOS:
                Aplicando isso para o experimento,nas soluções de fenolftaleína é o dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2). A solução de amônia é básica e, por isso, quando ela entra em contato com a fenolftaleína, a solução fica rosa. O gás carbônico liberado pelo pulmão, pelo comprimido efervescente e que está contido na água mineral gaseificada entra em contato com a solução, dissolve-se na água e torna a solução ácida, pois há a formação do ácido carbônico, conforme mostrado a seguir:
CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq)
Como o meio fica ácido, há um deslocamento do equilíbrio químico da fenolftaleína e a coloração rosa vai clareando até ficar incolor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
                O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

EQUIPE 20 - SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

ORIENTADORA
FÁTIMA BEZERRA
ALUNOS
FRANCIELE MORENO DO NASCIMENTO
CARLIANE LUCAS DA SILVA, FRANCISCA
SUELE CRUZ PAULA
FRANCISCO ADÃO FORTE SOARES
MARIA MILENA GUIMARÃES VASCONCELOS

ERLON TEIXEIRA PINHEIRO.
Introdução:
 O tema a ser abordado, "Sexualidade e gravidez na adolescência" gera muitas dúvidas e conflitos na mente dos jovens, de modo que nosso objetivo é esclarecer suas dúvidas e orientá-los para que não tomem decisões precipitadas causadas pela falta de informações adequadas.

Metodologia:
Para a realização desse projeto foram necessários muitos estudos específicos, para organizar o que seria de proveito para o público, visto que é um assunto extenso. Para esses fins de pesquisas foram utilizados sites de estudo específico, além de livros, e palestras com pessoas especializadas no assunto.

Resultados:
O projeto, de início, gerou muitos conflitos relacionados ao tabu existente entre o tema e os jovens, porém logo foi bem aceito e teve uma colaboração por parte de muitos, que expressaram suas dúvidas, gerando um ambiente com bastante interação e curiosidade relacionados ao que seria abordado de um modo geral.

Considerações Finais:
Considerando a aceitação do tema pela comunidade escolar, através desse projeto foi possível esclarecer muitas dúvidas e coletar dados atuais que foram de ajuda para muitos, uma vez que não há muitas oportunidades ou mesmo interesse em pesquisas sobre o assunto.


EQUIPE 21 - EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
ANTÔNIA LOURENÇA SANTOS LEITÃO
LARA KAYNE SOUSA MESQUITA
ELINARDO MARTINS

 INTRODUÇAO:

O polietileno ou isopor causas diversos problemas, como a grande acumulo em lixões, dificulta o processo de degradação dos resíduos orgânicos, seu descarte em correto polui rios, mares e lagos, apresentando riscos aos animais e danos ao moto dos navios e outras embarcações, contribuindo na formação de enchentes.
A reciclagem também é um perigo, pois mesmo sendo reciclado, o processo de quebrá-lo e reconstruir em novos produtos é hostil, como produzir os produtos originais, pois a refabricação coloca os mesmos riscos a saúde.

METODOLOGIA:

No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professores se sensibilizaram  para pensar e tomar iniciativas de preservação do meio ambiente. Para a execução do projeto foi utilizado bagaço de cana-de-açúcar como principal material  e para ter efeito positivo foi utilizado alguns produtos naturais(cravo, canela e trigo).
Conforme os resultados, foram feitos alguns testes  com a casca de coco, então constatou-se que a bandeja também pode ser feita com casca de coco.

RESULTADOS:

Após um levantamento identificamos que o projeto pode diminuir grandes enchentes e riscos aos animais marinhos. Alem disso podem amenizar  doenças, pois as bandejas possuem dois produtos químicos que provocam mal a saúde, o benzeno e estireno são tóxicos, eles entram no corpo através   da pele e pela respiração causando problemas nas pessoas que trabalham em industrias de fabricação do isopor, o benzeno é cancerígeno e causa anemia plastica e o estireno é um mutagênico  que causa alterações no DNA e com exposições prolongadas e com isso haverá danos ao cérebro cognitivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A cana-de-açúcar possui grande potencial econômico no brasil, mas precisa de um manejo ecologicamente correto atendendo a população, mais também a pratica de preservação do meio ambiente. O projeto desenvolvido tem a função de ,ostra que a partir do consumo verde podemos produzir diversos produtos biodegradáveis amenizando cada vez mais grandes impactos ambientais e conscientizando a população no uso adequado das embalagens.


EQUIPE 22 - ENERGIA LIMPA – ENERGIA EÓLICA


ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
MARIA ELISAMARA FELICIO BRAGA
MARIA ANDRESSA SOUSA CRUZ
WIANA FERREIRA FORTE
FLORÊNCIA MARIA BARBOSA SOUSA

MARIA GILMARA PINTO 
Introdução
A energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, utilizada desde a antiguidade pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Em bora seja pouco utilizada, atualmente ela é considerada muito importante por se tratar de uma energia abundante, renovável e limpa, e também por não agredir o meio ambiente durante sua produção ou consumo, ou seja, não há geração de gases poluentes ou resíduos sólidos que possam prejudicar a saúde das pessoas. A energia limpa é importante para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta

Metodologia
Esse projeto foi pensado entre alunos e professor com o intuito de aprofundar o conhecimento uma energia que seja favorável para o planeta, ou seja, que venha ocasionar pouco impacto ambiental, e que seja de uma fonte inesgotável. A energia eólica no Brasil, é mais propícia no Nordeste pelo seu clima seco. Destacando o Ceará, por virtude do grande favorecimento de ventos constantes e sem rajadas. Outras vantagens é a geração de emprego e a movimentação de riquezas.

Resultados
Observa-se que por vários meios de pesquisa que a energia eólica é apontada como uma das energias mais limpas do planeta, que deve se tornar uma das fontes mais baratas pela redução no custo de produção, e por se tratar também de uma fonte inesgotável e retorno de investimento rápido.

Considerações Finais
De acordo com pesquisas foi possível perceber que a produção da energia eólica, tem muito a nos oferecer, por que quase não causando nenhum impacto ambiental, sendo viável a instalação dessas usinas no Ceará, exatamente pelo seu clima seco, chuvas escassas e ventos constantes e regulares. Com a instalação de usinas eólicas geraria mais empregos e aumentaria a economia do Estado.


EQUIPE 23 - APRENDIZAGEM VIVA


ORIENTADORA
FRANCIRA MOTA DE MATOS ALMEIDA
ALUNOS
JONATAS BERNARDO PINTO
LILIANE MAGALHÃES SILVA
BRUNO KELVES MENDES SOUSA
FRANCISCA MILENA RODRIGUES MATOS
INTRODUÇÃO
                São muitos os problemas que contribuem para a evasão escolar e a baixa proficiência na aprendizagem dos alunos do ensino médio da escola pública brasileira. Os fatores determinantes segundo o INEP são a situação econômica familiar e o desinteresse dos educandos. E esse último está diretamente ligado à metodologia usada em sala de aula de forma descontextualizada. Segundo (Antunes, 2003) o professor deve ser aquele que com seus alunos e não “para eles”, produz conhecimento, o descobrir e redescobrir. Esse conhecimento é adquirido através da linguagem que se utiliza um código que é a Língua Portuguesa.

METODOLOGIA
                A pesquisa científica foi desenvolvida inicialmente em 16 de abril de 2015, onde foi elaborado a metodologia do projeto. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, análise de dados do rendimento escolar antes e depois dos projetos em provas externas como o ENEM e SPAECE de 2014 e entrevista com 336 alunos de 1º, 2º e 3º anos. Neste ano de 2016 o projeto retomou suas atividades no dia 13 de maio, foi estabelecido parceria com o núcleo gestor para a realização de ações pedagógicas nos espaços e nas salas de aula da escola, além da colaboração com os projetos existentes.

RESULTADOS
                O projeto promoveu a análise das metodologias diversificadas aplicadas no cotidiano escolar que teve influência direta no rendimento da aprendizagem. O índice de evasão escolar caiu para 1,5%, havendo também a marca de 99% de alunos do 3º ano inscritos no ENEM 2015. O aumento do rendimento em língua portuguesa foi de 10,2% no SPAECE/2014. E a marca de melhor escola regular da CREDE 02 no ENEM 2014 com um aumento de 23,71% de proficiência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
                Cientes das adversidades enfrentadas na sala de aula compreende-se o quanto é relevante dar uma nova ressignificação para o currículo escolar. O projeto Aprendizagem Viva foi desenvolvido para propor uma solução para o desinteresse dos alunos, que favorece a infrequência, evasão e baixa proficiência escolar. Visto que os projetos escolares dinamizam as aulas e promovem a participação e socialização dos alunos.


Palavras-chave: Aprendizagem – Interdisciplinaridade – Ação Pedagógica  


EQUIPE 24 - A EFICÁCIA DAS PLANTAS E ERVAS MEDICINAIS.


ORIENTADORA
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
ALUNOS
ANDRESSA MATIAS PAULO
ANTONIA ALZIENE CRUZ SILVA
ANTONIA NAYANE SOUSA DA SILVA
FRANCISCO WELLINGTON BARBOSA
MARIA PATRICIA FORTE CRUZ
MARIA SICILIA GOMES SOARES

TANIA ALMEIDA PINTO 
INTRODUÇÃO
A pesquisa teve início através de análises feitas pela equipe, foram verificadas algumas plantas e ervas que servem de remédio natural. A população tejuçuoquense carente de atendimento médico em hospitais ou postos de saúde, recorre aos remédios caseiros para cura de doenças simples causadas por vírus. Infelizmente, com os avanços da ciência e da tecnologia essa cultura poderá se tornar olvida.

METODOLOGIA
Ao desenvolvermos esse projeto, notamos que os remédios vendidos em farmácias estão cada vez mais frequentes na vida das pessoas. Estes remédios, quando tomados de forma exagerada e inadequada geram dependência e podem ocasionar outro tipo de doença. Esse projeto vem nos mostrar que o uso do chá feito com Macela (Achyrocline satureioides), por exemplo, serve como calmante, cura da azia, gastrite e cólicas intestinais. Esse chá foi produzido com apenas dez gramas da planta e água, podendo assim constatar um baixo custo da bebida.

RESULTADOS
Conseguimos obter um resultado satisfatório. Através das nossas pesquisas, garantimos que as pessoas que consomem remédios naturais produzidos na própria residência com plantas medicinais, consideram-se mais saudáveis e ainda têm uma economia financeira bastante relevante, pois evitam a compra de antibióticos. Ainda tem a vantagem de o remédio caseiro não causar dependência como os remédios quimicamente manipulados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os remédios naturais aumentam o potencial de cura do nosso organismo sem apresentar efeitos colaterais, além de não causar transtornos e contraindicações. Pode-se dizer que eles devem ser a primeira opção para tratamentos básicos de saúde. O tomar esse tipo de remédio, podemos comprovar sua eficácia.
Palavras-chave: Plantas e ervas medicinais – remédios – doenças – curas.

EQUIPE 25 - RECICLAR E REUTILIZAR PARA UM PLANETA MELHOR

ORIENTADORA
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
ALUNOS
DHIOVANA VIEIRA DE ALMEIDA
GABRIELLE BARBOSA SOUSA
LUANA DE OLIVEIRA ARAÚJO
MARIA IARA QUINTO DE SOUZA
MARIA RAIANE DE SOUSA LINO
MÁRIO SÉRGIO DOMINGUES FILHO

MOISÉS HENRIQUE BARRETO RODRIGUES 
INTRODUÇÃO
A reciclagem é um processo que permite diminuir a quantidade de lixo no país, preserva o meio ambiente e ajuda na diminuição da poluição do ar e das águas. Há uma diferença entre reciclar e reutilizar. Este consiste no reaproveitamento de um determinado material, sem que passe por um reprocesso, podendo ser usado para o mesmo fim ou não. Aquele constitui em transformar um objeto já utilizado em algo novo, passando por um reprocessamento do material.

METODOLOGIA
No desenvolvimento do nosso projeto percebemos que a reutilização também pode ser considerada como uma redução do lixo. Há várias formas de reutilização, dependendo da criatividade do indivíduo e do produto. Com base nas nossas pesquisas, descobrimos que o Brasil produz cerca de 260 mil toneladas diárias de lixo. Sendo assim, com a reutilização e a reciclagem, podemos diminuir esse número. Com materiais destinados ao lixo: papéis, papelão, sacolas plásticas e garrafas pet, construímos objetos para serem usados como brinquedos, decoração e utilização pessoal.

RESULTADOS
Os resultados da reciclagem e da reutilização dos materiais do nosso projeto são bastante expressivos para o ambiente e para a economia. Pois no campo ambiental, diminuímos o acúmulo de lixo nas nossas casas e vizinhanças e no campo econômico podemos observar que os materiais construídos poderão ser utilizados sem precisar comprar outro confeccionado numa fábrica e vendido em lojas e mercados, diminuindo assim, o gasto de dinheiro dentro da nossa própria casa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Utilizando a criatividade construímos objetos com materiais que antes eram lixo, agora tornaram-se produtos rentáveis. Podemos afirmar que a reutilização e a reciclagem de materiais é extremamente indispensável para a vida do nosso planeta. Mas que não é uma solução para o consumismo desenfreado que existe atualmente. Seria melhor que pudéssemos diminuir o desperdício, reduzindo o consumo desses materiais no dia-a-dia.
Palavras-chave: Reciclagem – reutilização – materiais – meio ambiente.


EQUIPE 26 - ABAJUR ECOLÓGICO

ORIENTADOR

ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
IZAIAS BARRETO
FRANCISCA ANTONIA
GUILHERME BANDEIRA
JULIANA LESSA
GLEICIANE MARQUES
MARIA TATIANE

MARIA DANIELLE

INTRODUÇÃO:

Para construir este abajur foi necessário utilizar os seguintes materiais que podem ser reutilizados: Linha, garrafa, tampas, uma lâmpada já utilizada, botão, um graveto entre outros materiais que seriam consequentemente jogados fora e assim poluindo o meio ambiente e afetando a raça humana já que dependemos da mesma para nossa existência.
Esses materiais foram utilizados da seguinte maneira: a linha foi utilizada para fixar a tampa juntamente com um graveto; o botão tem como objetivo o dever de controlar a luz do abajur, deve ligar e desligar a mesma;o graveto para sustentar o mesmo e os outros elementos citados anteriormente compõe de maneira eficaz este abajur.
A construção desse abajur possui como objetivo utilizar elementos que seriam descartados em ambientes desapropriados reutilizando-os de maneira consciente como objetos de decoração, etc. Como também outros exemplos de reutilização de materiais que possam ser reutilizados de maneira eficaz a respeito da reciclagem e criatividade ecológica.

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