EQUIPES FECIFEMA ANEXO



EQUIPE 1 (ANEXO) - REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA PARA USO DOMÉSTICO.
ORIENTADOR
JOÃO PAULO CAMELO
ALUNOS
ANA LUÍSA EUFRÁSIO
TATIANE SOUSA, SABRINA SANTOS
DANIEL MESQUITA
ROBERTO MESQUITA
EXPEDITO MATEUS RAMOS
JOÃO PAULO SOUSA.

INTRODUÇÃO
Já faz algum tempo que a água está sendo algo difícil de encontrar, mas continua sendo a necessidade básica para a manutenção da vida. O desperdício, o consumo sem consciência e até mesmo a poluição, que prejudica a formação de chuvas, são algumas causas para esse problema e enquanto não o revertemos, este projeto tem o objetivo de amenizar as necessidades da população.
METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste estudo, fizemos experiências, cálculos, pesquisas e também nos sensibilizamos com a situação das famílias que moram em nosso lugar e as dificuldades que elas passam pela falta d’água. O processo acontece por meio de dois recipientes interligados, o primeiro, instalado no subsolo, é para onde irá à água usada domesticamente (água de sabão). Deste recipiente, uma parte da água vai ser reutilizada na descarga do banheiro e a outra vai para o segundo recipiente, ambos, por meio de bomba manual. Já no outro recipiente, que será de ferro e pintado de preto para que a água esquente mais rápido, é onde vai acontecer a purificação da água por meio da evaporação e condensação.
RESULTADOS
Com a água já processada, ela ficará pura, mas não potável, assim só será usada em tarefas domiciliares de forma mais econômica e ambientalmente correta, já que poderá ser reutilizada várias vezes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A falta d’água está sendo um enorme problema ultimamente, mas esperamos com este projeto a melhoria das condições de vida dos habitantes que estão passando por necessidades relacionadas à água. E podemos reverter essa situação se praticarmos o consumo consciente e a preservação, para que este bem tão precioso nunca acabe.

EQUIPE 2 (ANEXO) - A VELA QUE FAZ A ÁGUA SUBIR
ORIENTADOR
Irisneuma Forte Magalhães
ALUNOS
Ana Caroline Dias Sousa
Antonio Enival Santos Costa
Antonio Robério Cruz Mesquita
Cristiane Sousa Gomes
Douglas de Oliveira Costa
Francisca Natalia Teixeira Gomes


Francisco Wellington Alves Rodrigues
RESUMO
Essa experiência nos permite observar a ação da pressão atmosférica. Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
Quando você coloca a garrafa em cima da vela ela se enche de ar quente e todo o ar frio que há dentro dela sai. Quando a garrafa é colocada em cima da vela, por causa da diminuição do oxigênio a chama vai diminuindo. À medida que a chama vai diminuindo a temperatura do ar dentro da garrafa vai diminuindo também e quando a temperatura de um gás cai, a pressão desse gás diminui e é o que acontece na garrafa, sendo esse o motivo pelo o qual a água entra, a pressão diminui e compete com a pressão atmosférica, e ela ‘perde’ essa competição. É a pressão atmosférica que faz a água entrar no copo.
Objetivo - Demonstrar um fenômeno relacionado à diferença de pressão.
Materiais Utilizados  
Vela
Garrafa de vidro
Prato fundo
Corante (opcional)
Água
Fósforo ou Isqueiro
Procedimentos
Fixe a vela no prato;  
Coloque a água dentro do prato;      
Ponha o corante na água (opcional); 
Acenda a vela com o fósforo ou isqueiro;    
Coloque a garrafa com a boca para baixo sobre a vela;       
Espere e veja o que acontece;           
Faça suas observações.

EQUIPE 3 (ANEXO) - GERAÇÃO DE ENERGIA COM MOTOR DE MICROONDAS

ORIENTADOR
JOÃO PAULO QUEIROZ CAMELO
ALUNOS
MILENA APARECIDA CASTRO TEIXEIRA
OLIVIA RODRIGUES CRUZ
IÊDAJACY SILVA SOUSA
INALIA SANTOS DA SILVA


MARIA SANDY MATOS SILVA
INTRODUÇÃO:
Moramos em um país onde mais de 70% da energia utilizada provem de usinas hidrelétricas.Em momento de estiagem nos vem átona os altos custos da geração de energia por outros meios e então nos enchemos de perguntas: Como será nosso futuro?qual seria a melhor solução? A partir de então iniciamos nossas pesquisas afim de desenvolver um projeto que seja capaz de ser industrializado e se tornar marco para uma nova geração de energia em nosso país.

METODOLOGIA
Durante nossas pesquisas obtivemos resultados animadores tais quais como o potencial de geração de energia eólica de nosso estado e resto do país. Porem a mesma ainda tem elevadíssimo custo de montagem e manutenção dos equipamentos. A parti daí começamos a desenvolver meios semelhantes de geração de energia e através de pesquisas conseguimos encontrar peças fundamentais como motor de microondas que incrivelmente gera 400 volts, porem o mesmo tem baixa amperagem. a parti daí fomos buscar solução para este problema. Foi então que encontramos ao desenvolver uma placa composta por diodos e capacitores com o fim do processo do desenvolvimento elétrico montamos com alguns matérias encontrados em oficinas e mecânicas e deixando ele semelhante a um cata vento.

RESULTADOS:
Podemos observa em uma rotação média de 50/60 Hz nosso motor gerou 240 volts e 60W capaz de manter ligado equipamentos como, som ,tv´s e até mesmo geladeira sem o uso de baterias .Já com o uso da bateria e uma boa programação de horários nosso gerador pode nos livra 100% da conta de energia no fim do mês.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Estamos desenvolvendo um projeto composto porem de fácil montagem e resultados surpreendentes alguns podem se perguntar por que isso não chegou a nós ha mais tempo? Para isso não temos respostas apenas vivemos em um mundo capitalista onde prevalece o mais lucrativo e então as novas descoberta quase não em valor. Porem estamos certos que nosso projeto pode ser um grande passo para o futuro, e esperamos contribuir com esta nação que atualmente enfrenta grandes desafios.

EQUIPE 4 (ANEXO) - GERAÇÃO DE ENERGIA NO DIA A DIA

ORIENTADORA
ISABEL CECÍLIA ABREU PINTO                   
ALUNOS
FRANCISCA GERLINHA
DÉBORA MARIAN
SÁVIA FERNANDA
IVANA MARIA
ANTONIO EVERARDO
FRANCISCO JUCILAINE


RONALDO COSTA
INTRODUÇÃO:
Em momentos de crise é preciso buscar meios para reduzir nosso custo de vida pensando em soluções práticas, então nos veio à tona a necessidade de pensar no momento em que a eletricidade com suas altas bandeiras tarifarias cobram um alto valor financeiro, em nosso projeto visamos mostrar como gerar energia limpa em nosso cotidiano com simples abrir de porta ou ate mesmo lavar as mãos em uma torneira e o melhor tudo com o custo beneficio tão baixo que chega até mesmo a impressionar.

METODOLOGIA:
Em nossas aulas de Física aprendemos que em um mero estalar de dedos gera alguma forma de energia, ao abrir a porta de sua casa pode gerar energia o suficiente para recarregar seu celular ou acender a lâmpada por algumas horas, as grandes hidrelétricas e todos os métodos gerador de energia utilizam bobinas gigantes capazes de gerar milhões de watts em uma única rotação, pois é rotação esse movimento que sua porta faz ao abrir é o mesmo movimento que ocorre no eixo de um moinho de água, então a parti daí encontramos um velho amigo de nossos pais, avoso dínamo utilizado em bicicleta para gerar energia para uma pequena luz, a tecnologia é semelhante a as grandes turbinas de energia e sua geração é de cerca de 12 volts e de amperagem baixíssima e é isso que vamos mudar em nosso projeto e aplicar em uma espécie de moinho, ou seja, ao abrir sua casa, escovar os dentes e lavar as mãos você irá gerar energia o suficiente para recarregar seu celular ou quem sabe ligar sua TV.

RESULTADOS:
Em nossos preliminares ao usarmos placas com capacitores de outros semelhantes e também espécie de transformador, nosso dínamo não aumentou muito a voltagem, apenas 24 volts, porém nos surpreendemos ao gerar quase 60 watts de energia, o suficiente para recarregar qualquer tipo de baterias automotivas ou residencial em poucos minutos. Bateria essa que ao ser recarregada mantém acesa as luzes de nossa casa, em teste em eletros domésticos a utilizarmos em um computador mesma funcionou por mais de 30 minutos em fim são resultados básicos que com pequenos ajustes pode nos dar infinitas respostas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Muitas vezes no deparamos com situações como nosso custo de vida que sempre nos parece alto e simplesmente quando vamos à busca de respostas descobrimos que o sistema capitalista ceifa nossos sonhos, pois respostas semelhantes a essa nunca chegaram aos nossos conhecimentos. Em nosso projeto a geração de energia eólica vem nos mostrar uma solução para suprir essa necessidade, e assim contribuir para um futuro melhor para a nossa nação, pois somos parte de uma geração capaz que luta para quebrar tabus e mostrar que existe um futuro certo.

EQUIPE 5 (ANEXO) - LUVA-SONAR - TECNOLOGIA PARA AJUDAR DEFICIENTES VISUAIS.

ORIENTADORA
ISABEL CECÍLIA ABREU PINTO                   
ALUNOS
RICARDO BRITO VAZ
MANOEL ARAUJO GONÇALVES
BEATRIZ MATOS DA CRUZ
FRANCISCO WILTON VASCONCELOS SILVA
ISAAC SILVA SOUSA
LAYS ABREU SOUSA


KESYA SOARES SILVA
INTRODUÇÃO:
Há anos a tecnologia avança cada vez mais em prol da humanidade, próteses robóticas, dispositivos geométricos e até mesmo aparelhos controlados por pensamentos. Porém, o custo beneficio ainda nos deixa muito distantes desses dispositivos. O desconhecimento da sociedade em relação a alternativas mais baratas nos motivou a criação de uma próteseque comparada às demais no mercado pode ser milhões de vezes mais baratas e com o mesmo desempenho.

METODOLOGIA:
O desenvolvimento desse projeto buscou junto as nossas fontes de pesquisa e professor orientador algo cujo custo benefício nos possibilita utilizar materiais recicláveis. Foi assim que obtivemos a idéia de utilizar a tecnologia de baixo custo do kit Arduino e materiais encontrados jogados no meio ambiente, nossa decisão final combinou na criação de uma luva capaz de guiar deficientes visuais e com recarga através de energia solar ou atrito do tecido encontrado na sua composição.

RESULTADOS:
Em nossos levantamentos preliminares fica exposta a facilidade e comodidade de uso da luva, haja vista que a mesma substitui o uso de cães guias, que em alguns casos podem deixar o deficiente em uma situação indesejada. Já nossa luva com sensores ultra sônico e sua eficiência energética vista que ela pode esta composta por tecido fotovoltaico ou triboeletrificação com atrito de metais colocados entre osdedos, apresenta autonomia de até três hora e meia deixando para trás os cães guia e mostrando uma eficiência de mais de 95% em relação á cães e outros métodos de guia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Acreditamos no potencial da tecnologia de baixo custo com reciclagem de materiais que seriam jogados no meio ambiente, vimos que o desenvolvimento deste conteúdo nos fortalece em matérias como, matemática e física. É assim que crescemos nas futuras conquistas do nosso projeto, que atinge diversas causas nobres como guia de deficientes e ao mesmo tempo reciclando, com placa de baixo custo deixando excessiva nossa criatividade na hora de programar e na criação de novos componentes para o circuito.

PALAVRAS-CHAVES:
Solução, robótica, custo, deficiência visual, reciclagem.

EQUIPE 6 (ANEXO) - REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA.

ORIENTADOR
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
ALUNOS
EMANUELLE BASTOS SANTOS
FRANCISCO ROBSON RODRIGUES SOUSA
LUANA CRUZ ALVES
ANTONIO ARNALDO CRUZ BASTOS
JOSE EDSON OLIVEIRA CRUZ
ROBERTO COSTA SILVA DUARTE


MARIA HOCHILA FERREIRA MOURA
INTRODUÇÃO
 A água é um bem comum e uma riqueza natural, mas o ser humano vem a cada dia se importando menos com a pureza e a limpeza dela. Ele só pensa em gastar, e não lembra que precisará novamente, e é isso o que causa a escassez. Um problema muito sério que só se agrava e que demora certo tempo para ser controlado ao menos parcialmente.

METODOLOGIA
Para desenvolver esse projeto, os alunos vieram a pensar em formas de reaproveitar a água impura, muitas vezes encontrada em lagos e açudes, que por conta da sujeira e a presença de bactérias não é utilizada para o consumo humano. Mas com os resultados apresentados por este projeto, essa água poderá ser reutilizada para banho, lavar automóveis, limpeza de casa e utensílios domésticos.

RESULTADOS
Com os estudos e pesquisas realizadas, podemos perceber que, com ações simples é possível transformar uma água suja e impura em uma limpa e pronta para o consumo diário novamente. São três as ações a serem tomadas: A primeira é coar a água, passando-a de um recipiente para outro, lembrando que o recipiente que receberá a água deverá estar com a boca tampada com um pano que impeça a passagem de boa parte da sujeira. Depois a água coada deve ser fervida até que haja a evaporação das bactérias. Em seguida, deve-se deixar a água de molho até a poeira ficar no fundo do recipiente. e por ultimo deve-se coar novamente, mas com cuidado para não agitar a poeira.

RESULTADOS FINAIS
A água sendo um bem comum e tão necessária ao ser humano, deve ser melhor utilizada, sem tanto desperdício. Porém há pessoas que divergem desse ponto de vista. O que não faz com que deixemos de fazer a nossa parte. Vamos economizar para não faltar.

EQUIPE 7 (ANEXO) - GERADORES DE ENERGIA EÓLICA

ORIENTADOR
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
ALUNOS
ANA BEATRIZ BATISTA DE SOUSA
FRANCISCA SAMYA MATOS SILVA
MARIA CELESTINA MENDES SILVA
ALESSANDRA BRITO MOURA
RAFAEL SILVA BARBOSA
RAIMUNDO DOS SANTOS LIMA FILHO
LUIZ DAVID CARNEIRO DA SILVA


 INTRODUÇÃO:
Vivemos em um mundo aonde as tecnologias vem tomando espaço dentro do dia-a-dia da população mundial, ao passo que isso vem causando danos irreparáveis ao meio ambiente. Ao pensarmos em nossa pesquisa cientifica nos veio a pergunta: O que fazer? Foi ai que respondendo a isto veio a ideia da pesquisa com base em algo que pudesse vir de encontro a uma solução viável, que atendesse aos critérios de proteção a natureza, que é a energia eólica que vem abrindo espaço para o debate, no qual somos presenteados com abundância de ventos que a nossa natureza nos proporciona.

METODOLOGIA:
No desenvolvimento desse projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professor se sensibiliza para pensar e tomar iniciativa sobre a energia, especialmente eólica. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento e motores para o funcionamento dos leds.

RESULTADOS:
Neste levantamento preliminar, foram utilizados motores de toca fita que geram energia através de um cata vento reciclável feito de garrafa de coca cola, que geram energia para acender leds.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A região nordeste é uma das mais ricas em energia eólica, principalmente no Ceará, as cidades de estado que mais se destacam são: Amontada, Acaraú, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Paracuru.  

EQUIPE 8 (ANEXO) – EXPERIMENTO VULCÃO



ORIENTADOR
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
ALUNOS
FRANCISCO ERIVELTON MELO MOTA
GISELE FERNANDES SILVA
SILVIA HELENA SILVA MATOS
GLEICIANE MESQUITA PEREIRA
EUFRASIA SOUSA SANTOS


MARIA JANIELI DIAS MATIAS
INTRODUÇÃO:
Um vulcão expressado pela a ciência como um fenômeno da natureza. Tem grande capacidade de destruição embora perigosos, os vulcões atraem diversos turistas que gostam da geologia ou por sua beleza natural, os inativos são os mais visitados.
METODOLOGIA:
Nesse experimento utilizamos os seguintes produtos: vinagre, bicarbonato de sódio, argila, corante vermelho, detergente, uma base de azulejo, dois potes (um grande e outro pequeno), jornal, areia e cola.
O Experimento segue os seguintes passos:
Passo 1: Usa-se algo como apoio no caso usa mos um pedaço de azulejo.
Passo 2: Usa-se para dar formato um pote de vidro grande e outro pequeno um por cima do outro.
Passo 3: Reverte-se tudo com barro e cimento para dar mais durabilidade ao projeto, ou usa-se a argila, areia com algumas britas  para fazer um suporte mais real .
Passo 4: Espera secar, pinte para chamar mais atenção.
Passo 5: Utilize vinagre,corante,detergente e bicarbonato de sódio para dar efeito erupção.
Citamos acima que para a representação simbólica da lava usamos vinagre e bicarbonato de sódio, também se usa gelo seco e água para a representação da fumaça.
Obs.: A formação da espuma ocorre por que o vinagre e o bicarbonato de sódio, ocorre reação química que libera gás carbônico  e esse gás gera bolhas dando efeito de erupção.
E por ultimo divirta-se com o projeto.
Nossa equipe muito bem empenhada contamos com a ajuda de todos para  a elaboração e exposição do experimento .

RESUTADOS:
O nosso resultado foi o que esperamos com o apoio da equipe e dedicação o projeto foi realizado, somos marinheiros de primeira viagem, e estamos sempre em busca de ovos conhecimentos dai, a ideia do projeto, embora quisemos ir mais além começamos por baixo. Outro resultado esperado foi o conhecimento que veio com tudo, e não ira parar por aqui o experimento nos transformou. E nos mostrou que temos capacidade e esse foi o maior resultado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Só temos agradecer a Deus a nossa equipe e a escola de forma particular por estar nos oferecendo essa chance de sempre ir além, sempre em busca de mais conhecimento, sempre com um futuro a frente com o auxilio da escola, e dos amigos, o apoio familiar, e também a união que a equipe teve. Só temos a agradecer.

EQUIPE 9 (ANEXO) – CAFÉ LITERÁRIO

ORIENTADOR
MARIA LIDIANE GONÇALVES MESQUITA
ALUNOS
ANA CARLA ROCHA DE LIMA
FRANSCISCO SAMUEL MESQUITA ABREU
FRANSCISCO GELSON SANTOS SOUSA
TAINARA DA COSTA PINTO
JOANA MARIA CARNEIRO SOARES
MARIA DAMIRES DOMINGOS LIMA


MARIA LUCICLEIDE CRUZ SILVA

RESUTADOS:
 Todo projeto requer uma projeção de si mesmo no futuro. Dessa forma, através dele planejamos o que temos a intenção de fazer, partindo do que já tem e buscando um futuro melhor que o presente, ordenando tudo isso em etapas. O projeto Café Literário vem abrir mais portas do conhecimento para quem deseja um futuro promissor.
“O futuro não é o lugar que estamos indo, mas sim o lugar que estamos criando.”

O ENEM é a grande chance que um aluno pode tem de obter um futuro brilhante, através de boas faculdades. O projeto Café Literário tem foco em aperfeiçoar o estudo do aluno através de materiais específicos, incentivando a leitura e a escrita, fazendo com que os alunos tenham interesse pela literatura e cultura do país. O projeto também visa o bom resultado dos alunos em provas como SPAECE e SOLETRANDO.
Almeja-se que através do projeto, os participantes obtenham notas excelentes em provas externas, e claro, um melhor desempenho em classe. Elevando também a escola à um patamar de desenvolvimento maior, alcançando suas metas de aprendizagem na área de Linguagens e Códigos.
A satisfação já é tida em relação a criação de tal projeto, que trará grande desenvolvimento educacional à comunidade escolar. O lançamento do projeto dará ao povo novas expectativas, tendo em vista a situação do país.

EQUIPE 10 (ANEXO) – EcoArte

ORIENTADOR
ISABEL CECÍLIA ABREU PINTO
ALUNOS
EDNA MARIA CRUZ SOUSA
MARIA VIANA DE SOUSA LIMA
MARIA JULIANA MESQUITA SILVA
LUCIENE MATOS DA CRUZ
CARLA CRISTINA COSTA GOMES
LUÍS HENRIQUE MESQUITA MOURA
LOURENA ALVES DE OLIVEIRA

RESUTADOS:


Sabemos que a poluição nas ruas é grande. Em consequência disso, elaboramos um projeto para diminuir esse mal e trazer benefícios socioeconômicos à comunidade, através de uma área de lazer sustentável, feita somente com reciclados. Com o aumento das taxas de energia, elaboramos também um gerador para iluminar o ambiente, tornando a área inteiramente sustentável.
Para ajudar a combater o excesso de lixo, retiramos das ruas pneus, garrafas, tampas, etc. Colocamos o projeto em ação ao criar novos objetos a partir da reciclagem, adaptando a iluminação através de um gerador feito também da reciclagem, para que não tenhamos gastos com energia. O projeto trará momentos de lazer e conscientização em relação a poluição e reaproveitamento do lixo fazendo com que a população também participe do projeto.
O trabalho resultará na diminuição de lixo nas ruas, assim também ajudando a combater o Aedes aegypti ao retirar objetos que poderiam servir de reprodução para o mosquito, conscientizando a população que lixo vira arte, lazer e novos estilos de vida.
Diante das dificuldades de um projeto grande e revolucionário, não medimos esforços para concretizar o projeto, pois trará muitos benefícios à comunidade, tendo em vista o desenvolvimento e formação de cidadãos conscientes que visam um futuro melhor e sustentável.   

EQUIPE 11 (ANEXO) – SOLAR PLATE
ORIENTADOR
ISABEL CECÍLIA ABREU PINTO
ALUNOS
CRISTINA ALVES BORGES
BIANCA HENRIQUE CAMELO
ELYTON PINTO BARBOSA
JOSÉ WEMENSON COSTA DOS SANTOS
JOÃO JAIME SILVA SOUSA
MARIA ALICE LIMA AGUIAR
JÉSSICA MARIA SILVA CRUZRESUTADOS:

Solar Plate ou placa solar é um projeto baseado nos autos gastos de energia da atualidade. O mesmo promete transformar energia solar em energia elétrica para o consumo diário e noturno, pois podemos captar e armazenar energia durante o dia para usarmos durante a noite.
É um projeto criado apenas com material reciclado, utilizamos uma caixa de papelão, pequenas lâmpadas de led e fios retirados de alguns eletrônicos velhos, baterias de celular fora de uso, tinta preta etc. Através desse material, obtemos um gerador de energia solar, capaz de reproduzir uma voltagem considerável de eletricidade.
 A placa capta os raios solares; as baterias descarregadas servem para armazenar energia, depois de carregadas, transmitem energia para os ledes que acendem e iluminam o ambiente. O projeto pode ser levando a diante, com investimento para aprimoramento, trazendo benefícios a comunidade em relação à gastos com energia.
Esquematizamos o projeto Solar Plate em uma maquete, explicando como seria o funcionamento em uma comunidade, onde tivemos resultados positivos e comprovamos a eficácia do projeto, podendo assim expandi-lo.  

EQUIPE 12 (ANEXO) – PULMÃO ARTIFICIAL

ORIENTADOR
OLÍVIO VENÂNCIO DOS SANTOS NETOS
ALUNOS
 

MARIA JESKA ALVES DE SOUSA     
MARIA JAIANE ALBUQUERQUE DA
CRISTIANE VIANA DE SOUSA
KELSEY SOARES DE SILVA SALA
FRANCISCO JORGE SILVA DUARTE

FRANCISCO DOUGLAS SOUSA SALES
Introdução
A maioria das pessoas reconhece a importância da respiração para a sobrevivência doa seres humanos, mas não consegue relaciona-la, com o funcionamento de cada órgão.
Para visualizarmos e compreendermos melhor esse processo, na aula de biologia construímos um pulmão artificial com garrafa pet.

 Metodologia
No desenvolvimento deste projeto, inicialmente fizemos uma pesquisa bem aprofundada sobre o assunto, então começamos a coloca-lo em pratica, utilizamos garrafas pet, bexigas, cola quente, fita isolante, arame, mangueira e elásticos.

Resultados
No desenvolvimento desse projeto de forma interdisciplinar, pensamos em realizar uma experiência para demonstrar o funcionamento do pulmão, buscamos demonstrar que as variações de inspiração e expiração realizadas com um pulmão doente.

Considerações finais

O projeto teve como objetivo, observar e relacionar os movimentos respiratórios, reconhecer os moles que o cigarro pode causos no nosso sistema respiratório, como também identificar a atuação do diagrama.

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