FEIRA REGIONAL 2011

    Escola Deputado Fernando Mota participará da Feira Regional de Ciências e Cultura promovida pela CREDE 2 no dia 29 de outubro de 2011, no município de São Gonçalo do Amarante
   Com o apoio da diretora Rita de Cássia, e do PCA João Filho, os professores Mairam Mota, Irisneuma Forte e Edimilson Sousa vem auxiliando as equipes de robótica, ciências da natureza e ciências Ambientais respectivamente, para bem representar essa instituição.
VEJA VÍDEO

   
Veja o projeto das equipes.

CIÊNCIAS AMBIENTAIS: GASTRONOMIA COM PALMA
Autores
MIRLA, PROF. EDIMILSON E ELEANE 
Francisca Eleane Silva Santos
Mirla Maria Mesquita Almeida
Professor orientador:
Francisco Edmilson Sousa
INTRODUÇÃO
O nosso foco na experiência é mostrar a importância da palma forrageira, que é bastante cultivada no semiárido nordestino, iremos mostrar sua utilidade gastronômica, fazendo com ela pratos que agradam diversos paladares, e além do mais, alimentos riquíssimos em vitaminas, que ajudam na imunização do nosso organismo, contendo também muita quantidade de água em sua composição.
METODOLOGIA
EQUIPE ESQUADRÃO DA GASTRONOMIA
Usamos alguns métodos, tais como: de campo, quando fomos colher as amostras de palma, bibliográficas, pois utilizamos várias fontes de pesquisa (internet, livros, revistas, e etc.), laboratorial para encontros e discursões do projeto. Além é claro de entrevistas que realizamos com produtores de palma da região (Sr. José Sidor, e Sr. Emanuel Gonçalves). E também fizemos em casa grande parte da experiência, a que trata do processo gastronômico.
RESULTADOS
ALIMENTOS PRODUZIDOS COM A PALMA
 Antes de realmente colocarmos em prática nossa experiência, pesquisamos muito, mas não pensamos que as comidas iam ficar tão saborosas, nos surpreendemos bastante, e também ao apresentarmos os petiscos, vimos que as pessoas aprovaram, e gostaram mais ainda quando souberam dos benefícios dessa planta comum no sertão, mas que é pouco aproveitada. 



TABELAS E GRÁFICOS
COMPARAÇÃO ENTRE O BROTO DA PALMA, ALFACE E ESPINAFRE

Componentes
Palma
Alface
Espinafre
Água
91,0
95,5
90,7
Proteínas
1,5
1,0
3,2
Lipídios
0,2
0,1
0,3
Fibras cruas
1,1
0,5
0,9
Carboidratos totais
4,5
2,1
4,3
Cinzas
1,3
0,5
1,8
Cálcio
90,0
19,0
99,0
Vitamina C
11,0
4,0
28,0
Carotenoides
30,0
19,0
55,0

OMELETE DE PALMA
INGREDIENTES
QUANTIDADE
Palma
400g
Ovos
4
Tomates
2
Cebola
1
Coentro e cebolinha
A gosto
Maisena
6 colheres
Óleo
1 colher de sobremesa
Sal
A gosto

CONSIDERAÇÕES FINAIS
EQUIPE ESQUADRÃO DA GASTRONONIA:
Gleidson, Kilvia, Eleane Mirla, Raiane e Girlane

O problema a ser investigado é a desvalorização de algumas plantas da caatinga, por mais que pareçam exóticas, podem ser de grande valor econômico e social, desde que usados corretamente. O método que usamos para solucionar a questão, é utilizar a palma como fonte alimentícia, foi transformá-la juntamente com outros produtos em uma culinária diferente e rica, para sua maior valorização.

REFERÊNCIAS

Textos de:
Juliano Ricardo Fabricante
Biólogo, M. Sc. Em Agronomia (Ecologia e Meio Ambiente).
Selma dos Santos Feitosa
Eng.ª Agrônoma, M. Sc. em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)
Badillo, J. R. Elaboración de uma jalea de nopal. México: Universidade Autónoma de Puebla.
Barbera, Guiseppe. História e importância econômica e agroecologia.
Blanco, M. G. El nopai como forraje para el ganado.
Bravo, H. Las cactáceas de México.

OUTRAS FONTES DE PESQUISA
Google.com
Google imagens



CIÊNCIAS DA NATUREZA MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS:
DEFENSIVO NATURAL.


CRISTIANE, PROF. IRISNEUMA E PEDRO
Autores

Cristiane Matos Silva ¹
Pedro Araújo Oliveira Neto ¹
Irisneuma Forte Magalhães ²

1 Alunos da E. E. M Dep. Fernando Mota
2 Professora da E. E. M Dep. Fernando Mota

RESUMO
O presente projeto trata se de um defensivo e repelente totalmente natural a base de PIMENTA, NIM, SABÃO DE COCO com finalidade de eliminar pragas. O produto foi testado em lagartas, gafanhotos, pulgões, mosca branca, besouros encontrados em acácias. O mesmo apresenta um resultado positivo.

INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir aponta uma alternativa natural e de baixo custo para o combate às pragas da lavoura, possibilitando a produção de alimentos com o menor índice de agrotóxico.

METODOLOGIA
PREPARAÇÃO DO DEFENSIVO
Começamos a pesquisa e selecionamos a pimenta, nim, e o sabão de coco. Colocamos a pesquisa em prática, colhemos a pimenta batemos no liquidificador com dois litros de água, cortamos a barra de sabão e colocamos para ferver com dois litros de água. Para extrair o, óleo do nim pegamos as sementes colocamos para secar, depois de secas colocamos em um pilão e quebramos as cascas batendo levemente, logo após separa-se as casca da poupa, levamos novamente a poupa ao pilão batendo até se torna uma pasta pegajosa marrom depois amassamos com as mãos acrescentando um pouco de água. Após todo o processo vem as misturas colocamos pimenta misturamos com o sabão, acrescentamos 100 ml do óleo do nim o produto esta feito e após quatro horas realizamos a aplicação.
Obs.: esse produto deve ser aplicado dentro de 24 horas, pois após esse tempo o defensivo pode perder sua eficácia       

Resultados
Observamos que após a aplicação do defensivo que a lagarta (Agrotis ipsilan) ela se encolhe e morre logo, no gafanhoto (Schistocerca Gregária) ele se afasta rapidamente, nos pulgões (metopolophum Dirhordum) morrem logo depois da aplicação, na mosca branca (Bemisia Tabacie  Argentifolii) e na formiga(Atta Spp) eles se afastam.Sendo assim obtivemos bons resultados através de um produto ecologicamente correto, socialmente justo tornando se acessível a toda sociedade   

Considerações finais
DEFENSIVO A BASE DE PIMENTA
O Brasil é, hoje, o maior consumidor mundial de agrotoxico, e o Ceará já era, em 2008, o maior do Nordeste em consumo.Mas, a cada ano, o aumento de evidências do impacto dos agrotóxicos na saúde das pessoas e do meio ambiente.As intoxicações agudas, doenças crônicas, problemas reprodutivos e danos ambientais são a face mais visível do impacto desse produto. Baseando se nesses fatos convidamos a sociedade a se sensibilizar com esse problema e começar a buscar a solução que é aumentar o consumo do defensivo natural, uma solução mais prática que não causa danos ao seres humanos e nem ao meio ambiente. 

REFERÊNCIAS

Pimenta.Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Pimenta > Acesso em: 09 de maio de 2011.
                                                                                                   
NIM: Protetor natural contra pragas e doenças de plantas e animais domésticos Disponível em: < http://www.esplar.org.br/produtos/nim.htm> Acesso em: 11 de maio de 2011.

OUTRAS FONTES DE PESQUISA
Google.com
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 ROBÓTICA EDUCACIONAL: A TECNOLÓGIA AJUDANDO NA RECONSTRUÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

BRUNA E ERIDIANA
 Autores:
 Francisca Eridiana Rodrigues Lopes 1
 Bruna Rocha silva 1
 José Mairan Mota Matos 2


  1 Alunas da E.E.M.Dep.Fernando Mota
  2 Professor de Filosofia da E.E.M.Dep.Fernando Mota

  Introdução:
PROF. MAIRAN MOTA
  O projeto A tecnologia ajudando na reconstrução do meio ambiente busca algo que tenha relevância social, que seja útil a região e principalmente, a preservação do planeta.
  Os objetivos do trabalho são bem claros: ajudar na recontrução do meio ambiente e mostrar que se pode usar a máquina, um dos principais instrumentos que causam o desmatamento, com o bem, para              “reflorestar” e não só como uma destruidora; mostrar também que o ser humano é capaz de fazer bo m uso desses instrumentos e transformar o meio em que vive.


 Metodologia:
ROBÔ DE MATERIAL RECICLADO
 Para dar continuidade ao projeto, seguem-se algumas etapas bem simples. Busca achar a melhor maneira de fazê-lo ir adiante, Inicia-se  pela parte teórica, elaborando-o primeiramente em rascunho, indo a seguir em busca de materiais recicláveis, ou que não tivessem mais nenhuma utilidade. Posteriormente, vem a prática, onde se usa  a computação, e a robôtica educacional para concretizá-lo.

 Resultados:
 Como resultado, do nosso empenho, obtemos um robô, que ajuda ao meio ambiente, de forma direta, com  seus movimentos de cavar e plantar.

 Considerações finais:
Uma máquina que ajuda ao planeta sem causar-lhe danos, mostrando que se pode utilizar daquilo que uma vez destrói, para reconstruir. Sendo, que estes instrumentos  tecnológicos são usados de forma incorreta pelo ser humano, causando destruição a natureza, podendo ser usado para o bem.

REFERÊNCIAS

                                                                                                   
Conservação do Meio Ambiente. Disponível em: < http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-conservacao-da-natureza.html> Acesso em: 12 de abril de 2011.

Robótica Educacional .Disponível em: < http://www.roboticaeducacional.com.br/site/ > Acesso em: 09 de maio de 2011.


Contato:



ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DEPUTADO FERNANDO MOTA

Endereço: RUA ALFREDO PINTO DE MESQUITA                Nº 39

Bairro: CENTRO - TEJUÇUOCA –CE CEP.:  62610-000

Telefone/Fax (85) 33231237       E-mail : dfernandomota@gmail.com

Cristiane matos silvaE-mail. Tiany100@hotmail.com

Pedro Araújo Oliveira Neto  E-mail pdrrj3024@gmail.com

Irisneuma Forte Magalhães, E-mail profirisneuma@gamil.com


Francisca Eridiana Rodrigues Lopes  E-mail. eri.love@hotmail.com

Bruna Rocha Silva fone bruna_12@gamil.com

José Mairan Mota Matos, E-mail josemairan@hotmail.com


Mirla Maria Mesquita Almeida, E-mail. almeira.mirlinha@gmail.com

Francisca Eleane Silva Santos,  E-mail eleanesantos506@gmail.com

Francisco Edmilson Sousa, E-mail edmilsonsousa.sousa271@gmail.com
João Rodrigues De Sousa Filho, E-mail jorosofilho@gmail.com
Rita De Cássia Cruz Pinto, E-mail rccp-78@hotmail.com

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