O SOLETRANDO 2015



APRESENTAÇÃO
O SOLETRANDO 2015 desenvolverá atividades que envolvam conhecimentos básicos da Língua Portuguesa com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades de leitura e escrita e proporcionar aos alunos aulas atrativas que produzam efeito positivo no processo ensino aprendizagem.
A metodologia será simples, iniciando na sala de aula onde o professor lançará textos para serem estudados pelos alunos que se submeterão a atividade de soletrar palavras. A atividade permite que entrem emcontato  com  uma diversidade de gêneros textuais, o que faz com que  tenham uma prática da leitura e da escrita a fim de obter um resultado satisfatório na competição, mas, principalmente, ampliar o vocabulário bem como melhorar o seu aprendizado. A etapa final do Projeto será no Momento Literário que acontecerá na Escola.
OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar os alunospara a importância leitura e da escrita e para a ampliação do vocabulário, no intuito de formar cidadãos capazesde comunicar-se de maneira efetiva no âmbito social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar o interesse pela leitura;
Adquirir o hábito de ouvir e refletir para uma tomada de decisão;
Aumentar o vocabulário para ler e escrever com autonomia;
Escrever de acordo com as normas do sistema ortográfico vigente;
CONTEÚDOS:
Gêneros textuais e ortografia
METODOLOGIA
Todos os alunos participarão do projeto, que iniciará com os professores em sala, através de estudos de textos e treino ortográfico que serão utilizados como meio para a seleção dos alunos.
O professor de Língua Portuguesa fará em sala de aula um treino ortográfico oral e/ou escrito com toda a turma para escolher em cada sala, dois alunos do nível intermediário e dois de nível avançado para participar da fase seguinte, na qual deve ser selecionado um de cada nível por turma. A terceira fase ocorrerá no pátio da Escolaonde será selecionado um aluno para cada nível por Ano/Série.  A semifinal aconteceráentre os vencedores do primeiro e segundo semestre. Os vencedores dessa fase irão paraa final, ficando acritério das equipes do Momento Literário, que acontecerá no período da Gincana Cultural, escolher o melhor para representá-la.
CRONOGRAMA
LANÇAMENTO: 20/04/2015 à 24/04/2015

1º semestre
2º semestre

1ª fase
27/04/2015 à 22/05/2015
17/08/2015 à 18/09/2015
O professor realiza a competição na sala de aula com todos os alunos da turma, selecionando dois alunos de cada nível.
2ª fase
25/05/2015 à 05/06/2015
21/09/2015 à 30/09/2015
O professor seleciona um aluno de cada nível na sala de aula
3ª fase
08/06/2015 à 12/06/2015
01/10/2015 à 9/10/2015
A comissão organizadora seleciona, no pátio da escola, um aluno de cada nível por Ano/série.

Semifinal





Final

____/_____/________





____/ ____ / _______      
A comissão organiza, no pátio da escola, a competição entre os alunosvencedores do 1º e 2º semestre.

Cada equipe do Momento Literário escolhe um aluno de cada nível para representá-la na competição, que acontecerá na Quadra Poliesportiva da Escola.

CULMINÂNCIA.
O Projeto SOLETRANDO será uma atividade da Gincana Cultural Inte
grada, valendo como pontos de acordo com os critérios estabelecidos. (Ver anexos do regulamento)
NORMAS DO PROJETO (REGULAMENTO)
Todos os alunos da Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota participarão, visto que os professores de Língua Portuguesa efetuarão o projeto durante a aula.
Toda e qualquer dúvida sobre esse regulamento será solucionada pela comissão organizadora, professores da Área de Linguagens e Códigos.


Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial