PROJETO EDUCADOR LEITOR EM AÇÃO
Justificativa
É
do conhecimento de todos aimportância da leitura no cotidiano escolar, visto
que éa maior responsável pelo desenvolvimento das diversas habilidades do
educador/educando, uma vez que amplia a sua visão de mundo, tornando-o um
cidadão consciente, crítico e autônomo, capaz de transformar a própria história.
Nessa perspectiva surgiu a elaboração do Projeto Educador Leitor em Ação.
.jpg)
Objetivo geral
Estimular
no educador um processo de leitura permanente, visando o fato de manter-se
atualizadofrente aos desafios do mundo moderno /contemporâneo, ampliando assim,
o seu conhecimento.
Objetivos Específicos
·
Exercitar a leitura como prática
democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
·
Enriquecer o conteúdo interdisciplinar,
visando o aprendizado global;
·
Desenvolver habilidades linguísticas:
falar, escutar, ler, escrever;
·
Contribuir para formação de leitores
autônomos e competentes;
·
Promover integração entre educadores.
Metodologia
O Projeto
Educador Leitor em Ação será realizado com a participação de todos os
educadores que trabalham na Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota, os
quais serão convidados à prática leitora, mensalmente. Os livroslidos devem ser
socializados durante o planejamento coletivo por área, em uma data previamente
estabelecida pelo grupo e, posteriormente, nas salas de aula, com o objetivo de
incentivar os educandos para a prática da leitura, não só em forma de discurso,mas
também através do exemplo e da interação entre todos.
Meta
Esperamos
que no mínimo 40% dos educadores participem do Projeto e possam contribuir para
melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem
Ações a serem desenvolvidas
·
Divulgação do Projeto para os educadores
no planejamento por área.
·
Visita à sala de Multimeios e leitura de
livros,mensalmente.
·
Socialização das obras lidas no
planejamento por área e posteriormente, na sala de aula.
·
Exposição escrita de uma análise crítica
da obra em um mural na sala dos professores e no pátio da Escola,mensalmente
·
Exposição dos textos-destaque no painel
do Educador Leitor na sala de Multimeios, bimestralmente
·
Construção de um portfólio com as
respectivas análises das obras.
Avaliação
A
avaliação ocorrerá ao longo do período. Será processual e continuada.
Mensalmente, após a socialização das obras, o projeto será discutido
coletivamente, apontandoavanços, dificuldades
e intervenção que devem
contribuir para aperfeiçoar a prática
pedagógica dos educadores. Será registrada a avaliação e arquivada para
consultas posteriores, caso seja necessário.
Colaboradores
imediatos
·
Núcleo gestor
·
PCA’s
·
Coordenadores e regentes dos Espaços de
Aprendizagem: LEI, LEC e da Sala de Multimeios
Cronograma
A socialização da obra será feita no planejamento coletivo da segunda
semana do mês. Para a Área de Linguagens e Códigos ficaram definidas as datas
abaixo. Asdemais ficam a critério do Professor Coordenador da Área.
Data
|
Data
|
10/03/2015
|
11/08/2015
|
14/04/2015
|
08/09/2015
|
12/05/2015
|
13/10/2015
|
09/06/2015
|
10/11/2015
|
|
08/12/2015 - CAFÉ
LITERÁRIO
|
Culminância
Realização
de um Café Literário para a exposição dos portfólios e
encerramento do Projeto no ano letivo de 2015.
OBRA:AULA DE PORTUGUÊS
- AUTORA: IRANDÉ ANTUNES
As professoras Gessilene Barbosa e Edleuda Lopes leram-na e
demonstraram interesse nas ideias da autora. A primeira destacou o fato de que
o professor tem mania de usar frases descontextualizadascomo exemplo nas aulas,
quando deveria usar o texto para
explorar as diversas ideias que nele contém. A segunda mencionou a importância
de se valorizar o que o aluno diz, como e quando diz, visto que isso é muito
mais relevante para o seu desenvolvimento do que as classificações gramaticais.
É essencial o estudo da língua de forma significativa e não a memorização de
nomenclaturas.
OBRA: MUITO ALÉM DA GRAMÁTICA- AUTOR: IRANDÉ ANTUNES

OBRA: EDUCAÇÃO SATHYA SAI-FILOSOFIA E PRÁTICA
A professora
Lidiane Mesquita destacou a importância de se trabalhar a educação espiritual
do aluno e os valores humanos, uma vez que uma mente saudável se desenvolve
melhor no lado cognitivo. O aluno é um ser frágil que busca no professor o que
lhe falta no lar.
OBRA:TREINANDO A EMOÇÃO PARA SER FELIZ- AUTOR:AUGUSTO CURY
A Professora
Ivoneide Teixeira chamou atenção para a dica de contemplação do belo que está
ao redor do ser humano. É precisofocalizar naquilo que é bom e expulsar o que há de mal. Que não se deve sentir-se
inferior ao outro uma vez isso enfraquece a inteligência do indivíduo.
PCAda Área de
Linguagens e Códigos: Maria
Edleuda Sousa Lopes
Nenhum comentário :
Postar um comentário