MEMBROS:
Antonia Fabiana Barreto da Silva
Maria Laisse Carneiro Maia
Renata Costa Silva
Maria Aurenir Teixeira Forte
Antonia Joice Albuquerque Mota
Mirella Albuquerque Mesquita
INTRODUÇÃO
O projeto “Clima e Ensino” têm o objetivo de
estimular os alunos o interesse à pesquisa através da aplicação de conhecimento
em clima, a análise de dados na construção de gráficos e tabelas,
possibilitando o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino médio.
METODOLOGIA
Inicialmente as turmas do 3º ano A, 3º ano B e 2º
ano A, construíram um aparelho meteorológico “pluviômetro” com garrafa pet, a
partir desse equipamento desenvolveu-se análise das precipitações das chuvas
ocorridas no município de Tejuçuoca durante os meses de fevereiro, março e
abril.
A partir de dados coletados pelos alunos, foi
selecionada uma amostra qualitativa para a comparação e construção dos gráficos
e tabelas para que pudéssemos analisar as precipitações ocorridas durante o
início do ano de 2015.
RESULTADOS
Esperamos com esse projeto mostrar, de forma
criativa, que é possível trabalhar a interdisciplinar, abordado a climatologia
e a estatística, utilizando a pesquisa de campo e a demonstração através de
gráficos e tabelas.
Com aulas diversificadas é possível estimular o
interesse à pesquisa bem como a interação entre teoria e prática.
Utilizamos o pluviômetro que serve para medir a
quantidade de chuva em milímetro em um determinado período sendo de fundamental
importância para as pessoas que vivem no campo ou na cidade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É possível com esse projeto motivar o aprendizado
dos alunos com aulas motivadoras para despertar o interesse do aluno.
Concluímos que a utilização do pluviômetro em uma atividade de pesquisa para a
análise de gráficos e tabelas ajuda a melhorar o interesse e a compreensão
desses conteúdos.
Palavras-chave: Aprendizagem – Climatologia – Matemática.
Nenhum comentário :
Postar um comentário