EQUIPE 5 - CLIMA E ENSINO

FECIFEMA 2015
PROFESSOR ORIENTADOR: João Rodrigues de Sousa Filho, Disciplina que leciona: Matemática
MEMBROS:
Antonia Fabiana Barreto da Silva
Maria Laisse Carneiro Maia
Renata Costa Silva
Maria Aurenir Teixeira Forte
Antonia Joice Albuquerque Mota
Mirella Albuquerque Mesquita

INTRODUÇÃO

O projeto “Clima e Ensino” têm o objetivo de estimular os alunos o interesse à pesquisa através da aplicação de conhecimento em clima, a análise de dados na construção de gráficos e tabelas, possibilitando o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino médio.

METODOLOGIA

Inicialmente as turmas do 3º ano A, 3º ano B e 2º ano A, construíram um aparelho meteorológico “pluviômetro” com garrafa pet, a partir desse equipamento desenvolveu-se análise das precipitações das chuvas ocorridas no município de Tejuçuoca durante os meses de fevereiro, março e abril.
A partir de dados coletados pelos alunos, foi selecionada uma amostra qualitativa para a comparação e construção dos gráficos e tabelas para que pudéssemos analisar as precipitações ocorridas durante o início do ano de 2015.

RESULTADOS

Esperamos com esse projeto mostrar, de forma criativa, que é possível trabalhar a interdisciplinar, abordado a climatologia e a estatística, utilizando a pesquisa de campo e a demonstração através de gráficos e tabelas.
Com aulas diversificadas é possível estimular o interesse à pesquisa bem como a interação entre teoria e prática.
Utilizamos o pluviômetro que serve para medir a quantidade de chuva em milímetro em um determinado período sendo de fundamental importância para as pessoas que vivem no campo ou na cidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É possível com esse projeto motivar o aprendizado dos alunos com aulas motivadoras para despertar o interesse do aluno. Concluímos que a utilização do pluviômetro em uma atividade de pesquisa para a análise de gráficos e tabelas ajuda a melhorar o interesse e a compreensão desses conteúdos.


Palavras-chave: Aprendizagem – Climatologia – Matemática.

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial