EQUIPE 6 - O USO DE REDES SOCIAIS PARA PROPAGAR A LEITURA

FECIFEMA 2015
PROFESSORA ORIENTADORA: Maria Edleuda Sousa Lopes Disciplina que leciona: Língua Portuguesa.
MEMBROS:
Linda Inês Matos Martins Maciel
Bela Inês Matos Martins Maciel
Yasmin Vitória Wasques Santiago
Maria Vitória Sousa Mesquita
Antonio Paulo Alves Lima Junior
Francisca Mikaele Pinto
Cleidiane Lopes dos Santos

INTRODUÇÃO:

Com o avanço da tecnologia e a maior inclusão dos jovens no mundo globalizado, em vez de se aproximarem da leitura devido ao fácil acesso a livros no formato digital, estão se distanciando. Este projeto procura promover a leitura entre os jovens através de meios diferenciados, e para isso nós usaremos uma rede social que foi criada aqui no Brasil.

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento desse projeto, primeiramente foi feita uma enquete para avaliar os hábitos de leitura dos adolescentes, que foi realizada na E.E.M. Deputado Fernando Mota; e depois desenvolvemos o projeto nos baseando em uma rede social para leitores.

RESULTADOS:

Entre os 287 alunos entrevistados, 149 eram do sexo masculino e 58% afirmaram não gostar de ler, 40% responderam que tem preguiça, 16% não conseguem se concentrar e 15% disseram que não acham interessante; enquanto das 138 participantes do sexo feminino, apenas 21% confessaram não gostar de ler, 33%  alegaram sentir sono ou dor de cabeça durante a leitura, 20% não conseguem se concentrar e outros 20% admitiram ter preguiça.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Para aproximar mais os jovens da leitura, nós estamos divulgando o Skoob, uma rede social criada em 2009 por Lindenberg Moreira, que já tem mais de 2,3 milhões de “Skobers”, apelido dado aos usuários. Lá os usuários tem a opção de marcar, avaliar, comentar ou cadastrar livros que você leu ou que esta lendo, além de participar de debates ou encontros que são marcados nos grupos, que são bem variados, com um cadastro muito fácil, podendo ser conectado com o Facebook. Tudo isso em uma interface simples e acessível, com site na web e aplicativo disponível para IOS e Android.

Palavras-chave: Skoob – Literatura – Redes Sociais – Inclusão



Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial