EQUIPE 9 - INSETINEEM

FECIFEMA 2015
PROFESSORA ORIENTADORA: Fátima Dias Bezerra Disciplina que leciona: Biologia
MEMBROS:
Carla Beatriz Coelho Silva
Lilia da Silva Lobato
Thifane Rodrigues Sousa
Vitória Forte do Nascimento


INTRODUÇÃO

O Nim é uma planta de origem asiática pertencente à família meliaceae. Essa planta de origem tropical pode-se adaptar ao clima subtropical sendo resistente à seca. Utilizado há séculos na Índia para fins medicinais, reflorestamento e, mais recentemente, como inseticida, também na produção de madeiras e cosméticos.

O objetivo das pesquisas foi estimular o aluno pesquisador e mostrar as diversas qualidades do Nim que são pouco exploradas. Além da sua ótima adaptação no semiárido Nordestino, também mostra-se como ótima alternativa em relação aos agrotóxicos, pois é biodegradável e não causa riscos à saúde do ser humano.

METODOLOGIA

No primeiro momento para desenvolver o projeto utilizamos fontes de pesquisa informacionais para conhecer as propriedades do Nim. Após a pesquisa, descobrimos diversas qualidades da planta, que podem ser aproveitadas no cotidiano. Entre elas destacamos o uso de adubo orgânico e pesticidas que auxiliam na agricultura familiar.

RESULTADO

Após constatas por meio de pesquisas a eficácia do inseticida à base do Nim, produzimos em laboratório esse pesticida e concluímos que apesar de não matar instantaneamente os insetos ele causa a diminuição contínua das atividades vitais dos nematoides e dos insetos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto verificou que o Nim (Azadirachta indica) vem se tornando importante para a área medicinal, agrícola e pecuária, pois seus efeitos medicinais e pesticidas já foram e continuam sendo comprovados através de pesquisas. Também é uma ótima opção para controlar a desertificação e o desmatamento.



Referências Bibliográficas

www.infoescola.com
www.folhadomeioambiente.com
www.cpt.com.br
www.nimindiano.blogspot.com.br
www.plantasquecuram.com
www.jornaldanova.com.br
O livro “Agrotóxicos no Brasil – um guia para ação em defesa da vida”

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial