ORIENTADORA
FRANCIRA MOTA DE MATOS ALMEIDA
ALUNOS
JONATAS
BERNARDO PINTO
LILIANE
MAGALHÃES SILVA
BRUNO
KELVES MENDES SOUSA
FRANCISCA
MILENA RODRIGUES MATOS
INTRODUÇÃO
São muitos os
problemas que contribuem para a evasão escolar e a baixa proficiência na
aprendizagem dos alunos do ensino médio da escola pública brasileira. Os
fatores determinantes segundo o INEP são a situação econômica familiar e o
desinteresse dos educandos. E esse último está diretamente ligado à metodologia
usada em sala de aula de forma descontextualizada. Segundo (Antunes, 2003) o
professor deve ser aquele que com seus alunos e não “para eles”, produz
conhecimento, o descobrir e redescobrir. Esse conhecimento é adquirido através
da linguagem que se utiliza um código que é a Língua Portuguesa.
METODOLOGIA
A pesquisa
científica foi desenvolvida inicialmente em 16 de abril de 2015, onde foi
elaborado a metodologia do projeto. Foram realizadas pesquisas bibliográficas,
análise de dados do rendimento escolar antes e depois dos projetos em provas
externas como o ENEM e SPAECE de 2014 e entrevista com 336 alunos de 1º, 2º e
3º anos. Neste ano de 2016 o projeto retomou suas atividades no dia 13 de maio,
foi estabelecido parceria com o núcleo gestor para a realização de ações
pedagógicas nos espaços e nas salas de aula da escola, além da colaboração com
os projetos existentes.
RESULTADOS
O projeto promoveu
a análise das metodologias diversificadas aplicadas no cotidiano escolar que
teve influência direta no rendimento da aprendizagem. O índice de evasão
escolar caiu para 1,5%, havendo também a marca de 99% de alunos do 3º ano
inscritos no ENEM 2015. O aumento do rendimento em língua portuguesa foi de
10,2% no SPAECE/2014. E a marca de melhor escola regular da CREDE 02 no ENEM
2014 com um aumento de 23,71% de proficiência.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cientes das
adversidades enfrentadas na sala de aula compreende-se o quanto é relevante dar
uma nova ressignificação para o currículo escolar. O projeto Aprendizagem Viva
foi desenvolvido para propor uma solução para o desinteresse dos alunos, que
favorece a infrequência, evasão e baixa proficiência escolar. Visto que os
projetos escolares dinamizam as aulas e promovem a participação e socialização
dos alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem – Interdisciplinaridade – Ação
Pedagógica
Nenhum comentário :
Postar um comentário