ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
JOÃO VICTOR SOUSA
IASMIM AVELINO DA ROCHA
Mª GABRIELA QUEIROZ UCHÔA BRAGA
KEYLA LIANDRA CARLOS BARROSO
MOISÉS XAVIER OLIVEIRA
GABRIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA
LEANDRO BARBOSA SILVA
INTRODUÇÃO:
Existe uma variedade de
substâncias químicas na natureza e outras que são produzidas pelo homem nas
indústrias e laboratórios, dentre todas estas substâncias podemos destacar os
ácidos e as bases como sendo umas das mais importantes .Os indicadores ácido-base
são substâncias que, por suas propriedades físico-químicas, apresentam a
capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base. Existem
vários indicadores artificiais sendo que os três mais usados são a
fenolftaleína, o papel de tornassol e os indicadores universais, sendo estudado
em nosso projeto a fenolftaleína que é um indicador líquido que fica incolor em
meio ácido e rosa intenso em meio básico.
Objetivos:
• A identificação experimentalmente
de ácidos e bases;
• A possibilidade de observamos as
propriedades dos indicadores;
• A preparação de uma solução e a
verificação de suas propriedades;
• A determinação da concentração de
um ácido através de titulação ácido-base.
METODOLOGIA:
Na experiência que será
realizada terá como objetivo, a observação da facilidade a variação de
coloração nas soluções ácidas e básicas em contato com os indicadores, sendo
que será possível a identificação de diferentes cores formadas pelos
indicadores em meio ácido e em meio básico, para anotação dos resultados e
posteriormente criando tabelas com todos os dados obtidos na qual facilitará a
leitura dos interessados. Esta solução é um indicador sintético que ao se
dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que
estabelecem um equilibrio em meio aquoso .
Quando se adiciona fenolftaleína
em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de
cor. Se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica
incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro
lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa
claro a rosa escuro). Em nosso Laboratório Escolar existe um aparelho
específico para medir pH chamado pHmetro.
RESULTADOS:
Aplicando isso para o
experimento,nas soluções de fenolftaleína é o dióxido de carbono, mais
conhecido como gás carbônico (CO2). A solução de amônia é básica e, por isso,
quando ela entra em contato com a fenolftaleína, a solução fica rosa. O gás
carbônico liberado pelo pulmão, pelo comprimido efervescente e que está contido
na água mineral gaseificada entra em contato com a solução, dissolve-se na água
e torna a solução ácida, pois há a formação do ácido carbônico, conforme
mostrado a seguir:
CO2(g) +
H2O(l)→ H2CO3(aq)
Como o meio
fica ácido, há um deslocamento do equilíbrio químico da fenolftaleína e a
coloração rosa vai clareando até ficar incolor.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
O Potencial Hidrogeniônico (pH)
consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um
meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor
de pH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio
(H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e
menor a concentração de íons OH-.
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