FECIFEMA 2016 - PROJETO 5

EQUIPE 5 - FILTRO DE ÁGUA SUSTENTÁVEL


Orientador
João Rodrigues de Sousa Filho
ALUNOS:
Clarice Sousa Silva             
Naisha Almeida Lopes         
Jainne Santos Barbosa
Viviane Cruz Oliveira       
Antonia Luciele Rodrigues Barbosa  
João Paulo Gomes De Sousa        
Projeto: Filtro de água sustentável

Resumo
O rápido crescimento industrial aliado a problemas ambiental e a escassa legislação em relação ao tratamento de água acarreta prejuízos significativos à saúde dos seres humanos.                A fim de reduzir estes impactos e consequentemente os malefícios causados à saúde humana, estamos desenvolvendo uma metodologia para o tratamento da água.

Nesse experimento utilizamos o mesocarpo de coco e o bagaço da cana, pois são materiais de boa eficácia e baixo custo devido à grande produção de coco e de cana de açúcar encontrados no Brasil. Esses produtos, associados com outros já conhecidos, foram utilizados como um filtro natural e mostrou grande eficácia na remoção de quantidades significativas de impurezas encontradas na água. Junto a esses materiais, utilizamos o carvão vegetal e areia, tornando cada vez mais eficaz a remoção desses resíduos.

Desenvolvemos esse filtro inicialmente utilizando o mesocarpo do copo e a cana de açúcar e posteriormente incrementamos areia e carvão vegetal. Esses materiais são colocados em camadas em um cano de PVC e em seguida acoplados a uma caixa de captação de água de chuva para que filtre a água para um reservatório.
Pretende-se aplicar esse projeto na Escola Deputado Fernando Mota, localizada no município de Tejuçuoca–Ce, para melhorar a qualidade da água captada das chuvas.
               
O filtro caseiro apresenta em sua composição: Mesocarpo de caco, bagaço de cana, carvão vegetal e areia (em camadas finas, e grosso) ambos recursos capazes de apresentar 90% de remoção de resíduos.

Palavras chaves: água – filtragem

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial