FECIFEMA 2016 - PROJETO 30

EQUIPE 30 - PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE TEJUÇUOCA

ORIENTADORA
FRANCIRA MOTA DE MATOS ALMEIDA
ALUNOS
ANA FLÁVIA SILVA LOPES
CARLA ARIANE LIMA SOUSA
MARIA JOSÉ MAGALHÃES DA CRUZ

MARIA RAFAELA MAGALHÃES DA CRUZ
INTRODUÇÃO:
Patrimônio cultural imaterial é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em homenagem à sua ancestralidade,para as gerações futuras.
São exemplos de patrimônio imaterial:os saberes,os modos de fazer,as formas de expressões,celebrações,as festas e danças populares,lendas,músicas,costumes e outras tradições.
Nesse sentido,o estudo presente tem como objetivo promover a valorização e preservação desse tipo
de patrimônio da nossa cidade,como forma de deixar um acervo para pesquisas e histórias das futuras gerações.

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento deste projeto,aconteceram visitas aos escritores e cordelistas de Tejuçuoca,
como também realização de pesquisas na Casa da Cultura local,onde adquiriu-se os livros já publicados. A fonte de pesquisa oral também será utilizada,pois entrevistaremos os principais escritores/cordelistas cujas obras serão publicadas na coletânea. Após as pesquisas  culminaremos com a produção de um livro com as principais obras do município para exposição e acervo na escola.

RESULTADOS:
Neste resultado preliminar foi possível identificar o quanto temos artistas e escritores na nossa cidade que muitas vezes não são valorizados. Os demais resultados serão a conscientização da comunidade sobre a valorização do nosso patrimônio imaterial. Para tanto,haverá a produção de um
livro com a coletânea de obras que serão utilizados para fonte de pesquisa na biblioteca da escola.

CONSIDERAÇÃES FINAIS:
Os patrimônios imateriais são de geração em geração,têm valor cultural e são fontes de conhecimentos. Assim,devemos despertar na nossa comunidade a atenção e valorização dos mesmos com forma de expressão de cultura,linguagens e cidadania. O referido projeto busca desenvolver este pensamento e senso de preservação,onde a literatura produzida permitirá memorizar esta riqueza que Tejuçuoca tem.
Palavras-chave: Patrimônio -Cultura -Preservação -Conhecimento

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial